Caracterização de Evidências Sociais e de Conteúdo na Web 2.0


A Web 2.0 é uma evolução da Web tradicional que tem como ênfase facilitar a colaboração entre os usuários, através da criação de comunidades virtuais e do estabelecimento de plataformas de distribuição de conteúdo gerado pelos usuários. Em particular, essa evolução é marcada por um maior envolvimento dos usuários, que, tradicionalmente consumidores passivos do conteúdo disponibilizado, passam a atuar também como produtores e provedores de conteúdo, formando redes sociais e comunidades virtuais. Este papel central do usuário nas aplicações da Web 2.0 e a popularidade crescente de mídias mais ricas tais como vídeo e áudio, têm como consequência uma riqueza muito maior tanto nos objetos disponibilizados quanto nas possibilidade de descrição dos mesmos, por exemplo, através de anotações (tags) compartilhadas. Mais ainda, as aplicações da Web 2.0 disponibilizam novos conjuntos de evidências não antes disponíveis (ou disponíveis de forma limitada) que podem ser exploradas para melhor expressar o conteúdo de um objeto e descobrir interesses comuns. Em particular, o contexto social no qual o objeto se insere tem um papel importante nesta descoberta. Por contexto social, entendemos os usuários envolvidos com o objeto (p.ex: criador, usuários que o acessam) e os relacionamentos e interações sociais fomentados por esses objetos. Assim, novas evidências de conteúdo podem ser extraídas a partir das redes sociais e comunidades virtuais estabelecidas entre múltiplos usuários pelo compartilhamento de múltiplos objetos. Neste contexto, este projeto tem por objetivo principal identificar e caracterizar a importância de diferentes evidências que capturam aspectos de conteúdo e de contexto social de objetos de aplicações da Web 2.0 visando determinar as que melhor descrevem o conteúdo dos mesmos. Espera-se, assim, prover subsídios para a construção futura de serviços de informação, particularmente serviços de publicidade, de alta qualidade e rentáveis para as aplicações alvo.