Desenvolvimento de metodologia para contratação de software para o Estado de Minas Gerais


O objetivo deste projeto de pesquisa é a criação de um processo de desenvolvimento de software que oriente as instituições públicas estaduais no processo de aquisição de produtos e serviços de software. O processo definirá diretrizes e procedimentos para condução de processos licitatórios, deste a especificação do produto ou serviço a ser adquirido até a sua aceitação, definindo ainda procedimentos de acompanhamento do projeto, garantia da qualidade e testes dos resultados. A SEPLAG-MG (Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão), parceira neste projeto, enfrentava dificuldades para a compra de produtos e serviços de software e percebeu que outras organizações da Administração Pública de Minas Gerais também apresentavam problemas semelhantes. Muitos procedimentos licitatórios eram cancelados sem a escolha adequada de um fornecedor capacitado, ou projetos paralisados após um tempo de execução e investimento por não atender devidamente à demanda inicial. A SEPLAG-MG decidiu então procurar ao laboratório Synergia do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais para que, por meio de um projeto de pesquisa, apresentasse uma proposta para amenizar as dificuldades apresentadas.