Reconhecimento e Registro de Formas Geométricas em Ambientes Virtuais
A virtualização de cidades tornou-se uma alternativa atraente para o desenvolvimento de interfaces interessantes a navegação em ambientes virtuais. Aliado com Recuperação de Informação Visual com Base no Conteúdo, a recriação de cidades possibilita novas formas de interações, provendo realismo e usabilidade aos ambientes. A criação de cidades virtuais que exploram o uso de informação visual permite que o usuário possa imergir, navegar e interagir em um ambiente sintético tridimensional, de forma natural e intuitiva através da integração das áreas de Recuperação de Informação Visual com Base no Conteúdo e Ambientes Virtuais. A segmentação consiste em um processo de subdivisão de uma cena tridimensional em regiões distintas, levando-se em consideração duas propriedades: descontinuidade e similaridade. Concluída a segmentação, cada elemento ou modelo tridimensional da cena é associado a uma determinada classe através da classificação, que é usada para analisar os diferentes objetos contidos na cena. Neste trabalho, pretende-se elaborar uma metodologia que permita segmentar e classificar objetos através do registro de modelos conhecidos. Esses modelos são armazenados em um dicionário. Este trabalho visa apresentar um modelo eficaz e eficiente para o problema de segmentação e classificação de objetos tridimensionais no contexto de cidades históricas.