Plataforma de Mineração de Dados (Data Mining) para detecção de padrão de compras e Otimização de regras de Precificação
O conhecimento do comportamento do cliente no comércio em geral é um ponto crítico que todas as empresas buscam compreender. A forma como ele se comporta com fatores como preço, estação do ano, preço do produto e qualidade é difícil de se analisar e mais difícil tomar alguma decisão com os dados obtidos. Essa complexidade se deve ao fato de ser necessário considerar diversas variáveis, tais como: custo dos produtos, comportamento dos concorrentes, elasticidades, sazonalidade, produtos substitutos, produtos complementares, estoque, dentre outras. Embora seja uma questão fundamental para o setor não existe hoje, no mercado, uma ferramenta capaz de auxiliar os gestores nessa questão. Nosso objetivo baseia-se na utilização de técnicas de Mineração de Dados para auxiliar na decisão da formação do preço. O Smart Price Expert (SPEx) interage com os dados da empresa para entender o comportamento do cliente. Com isso poderão ser adotadas estratégias mais precisas e confiáveis para definição e posteriores ajustes dos preços, tratamento de estoques e definição de promoções. O SPEx busca integrar as principais vantagens das máquinas, como a capacidade de fazer milhares de comparações por segundo, e a capacidade humana de intuição. A metodologia a ser utilizada segue as seguintes etapas: A) Abordagem do Problema (Modelagem) B) Descoberta de Conhecimento em Banco de Dados (Desenvolvimento da ferramenta) B1) Pré-processamento B2) Mineração de Dados B3) Pós-processamento C) Processo de otimização de preços C1) Levantamento de alternativas C2) Preparação dos dados C3) Execução do modelo C4) Avaliação dos resultados D) Desenvolvimento das interfaces do produto E) Projeto piloto Ao final esperamos obter uma ferramenta que possa ser comercializada e auxiliar o comerciante a entender melhor o comportamento do cliente e ajustar os preços dos seus produtos ao comportamento do mesmo.