TRANSPEIXE


Utilização Racional de Mecanismos de Transposição de Peixes. Esforço multiinstitucional e trans-disciplinar cujo objetivo é desenvolver tecnologia pioneira e obter o conhecimento necessário para dotar o país de competência para construir passagens de peixes eficientes e que onerem menos os empreendedores. Para alcançar esse objetivo, propomos a realização de experimentos em um mecanismo já existente, a escada de peixes de Igarapava, localizada no rio Grande, MG/SP, para (i) determinar como os peixes reagem à operação do dispositivo e da usina, (ii) elaborar protocolo de operação que minimize o consumo de água sem afetar o trânsito de peixes, (iii) definir os parâmetros de dimensionamento a serem adotados como critério de projeto da turbina do mecanismo e (iv) avaliar as conseqüências da transposição para a pesca.

Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Mário Fernando Montenegro Campos – Integrante / Rodrigo Lima Carceroni – Integrante / Jose Pinheiro de Queiroz Neto – Integrante / Marcelo Souza Nery – Integrante / Erikson Freitas de Morais – Integrante / Hugo Pereira Godinho – Coordenador.

Número de produções C, T A: 3

Número de orientações: 3

 



Início: 2002
Término: 2005
Agência: FINEP
Situação: Encerrado