Um Sistema de Endereçamento Urbano Flexível para Geocodificação Aproximada


Um dos recursos mais importantes para um sistema de informação geográfico (SIG) urbano é a capacidade de localizar endereços, expressos das diversas formas empregadas pela população em geral, de forma rápida e eficiente. A partir de um conjunto organizado de dados sobre endereçamento, governos locais, concessionárias de serviços públicos, empresas de logística e transportes, e diversos outros agentes que atuam no espaço urbano podem localizar com precisão dados de seu interesse, em áreas de aplicação bastante variadas, tais como saúde pública, combate à criminalidade, distribuição de produtos, transportes coletivos, e diversas outras. Esta atividade é conhecida pelo nome de geocodificação, e definida como o processo de se localizar pontos na superfície da Terra a partir de dados alfanuméricos de endereçamento associados a eventos. O objetivo do projeto é desenvolver métodos para lidar com a incerteza associada a dados de endereçamento, incluindo informação incompleta ou imprecisa no banco de dados, e gerar protótipos para que se possa testar a incorporação desses métodos a aplicações reais. Nesse processo, será implementado e testado um indicador da qualidade da geocodificação, proposto com a intenção de fornecer uma indicação numérica do grau de incerteza que está associado a cada resultado individual da geocodificação. Esse indicador pode, então, ser usado em processos de análise espacial, uma vez que permite considerar a incerteza nas análises, ou ajudar na seleção dos dados que serão considerados na análise, descartando aqueles cuja localização seja mais incerta.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Clodoveu Augusto Davis Junior – Coordenador / Frederico Torres Fonseca – Integrante / Pedro Felipe Alves de Oliveira – Integrante / Emerson de Salles – Integrante.

Número de produções C, T A: 4 Número de orientações: 4