Sistema Multi-Agentes para Negociação de Recursos em Grid


O trabalho consiste no estudo e desenvolvimemnto de soluções para a alocação de recursos computacionais em ambiente grid considerando as atuais lacunas técnicas do tema. Hoje, os middlewares não são robustos o suficiente para re-negociar recursos em tempo real, não consideram acordos de nível de serviço (Service Level Agreement — SLA) dinâmicos, e os usuários submetem jobs diretamente a um recurso específico. Nossa abordagem considera as possíveis opções para rodar uma aplicação datagrid e toma a decisão de “onde” rodar a aplicação combinando diversos aspectos tais como SLA, políticas de acesso e mudanças das condições de desempenho e falha do ambiente. O trabalho aqui apresentado usa a tecnologia de agentes para realizar a alocação de recursos em grid. O sistema multi-agente a ser implementado toma a decisão de onde rodar os programas (jobs) baseado nos SLAs estabelecidos, na predição de uso dos recursos, no preço total, no nível de qualidade. O sistema é totalmente integrado com OGSA, mais especificamente a plataforma Globus, da qual utiliza os serviços de descoberta de recursos.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Jose Marcos Silva Nogueira – Coordenador / Lilian Noronha Nassif – Integrante / Flavio Vinicius de Andrade – Integrante.