Infraestruturas de dados espaciais: colaboração voluntária para criação e manutenção de acervos de informação geográfica
A quantidade e a variedade de dados geográficos disponíveis na Web para uso pelo cidadão comum têm aumentado rapidamente. Desde a introdução do Google Earth, em 2004, e do Google Maps, em 2006, tem crescido o interesse por ferramentas que permitam que as pessoas localizem geograficamente pontos de seu interesse e que ofereçam serviços baseados em posições geográficas, tais como localização de endereços e roteamento de veículos. Tamanho interesse dos usuários da Web em todo o mundo pode resultar em outras possibilidades. É crescente a percepção que indivíduos comuns, conectados à Web e equipados com software adequado (e talvez com algum hardware de baixo custo), podem ser importantes fatores para a criação, disseminação e manutenção de informação geográfica. A partir de algumas experiências recentes, é possível imaginar que muitas pessoas se disporiam a contribuir, de forma voluntária e sem expectativa de pagamento, para a criação de novos dados e para a correção de erros porventura existentes nos dados geográficos publicados. Assim, os desafios envolvidos nesta pesquisa envolvem a concepção de soluções apoiadas em contribuições voluntárias para solucionar ou reduzir problemas clássicos da área, como os significativos custos de atualização e a crescente demanda por detalhamento local. Os custos de formação de novos bancos de dados geográficos não são mais viáveis para muitas agências governamentais de mapeamento, e tem surgido em seu lugar a noção da formação de uma “colcha de retalhos” cartográfica, com as agências estabelecendo padrões mínimos e os esforços de atualização ocorrendo pontualmente, por iniciativa de outros órgãos públicos ou empresas. Existe a possibilidade de incorporação do cidadão comum a essa equação, fornecendo (1) indicações de pontos em que o mapeamento disponível está mais discrepante da realidade, (2) dados concretos levantados in situ, com o auxílio de instrumentos de baixo custo como receptores GPS de navegação e câmeras digitais, (3) infor.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Clodoveu Augusto Davis Junior – Coordenador / João Carlos Tavares da Silva – Integrante / Rafael Odon de Alencar – Integrante / Ivre Marjorie Ribeiro Machado – Integrante.