Agentes Inteligentes em Robótica e Jogos Digitais


O objetivo principal desse projeto é investigar, desenvolver e avaliar algoritmos para a coordenação e controle de agentes inteligentes em robótica e jogos. Pretende-se dessa forma dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado pelo pesquisador com apoio do CNPq, através da bolsa de produtividade em pesquisa nível 2 no triênio 2009-2011. No contexto da robótica, pretende-se continuar os trabalhos de coordenação de grandes grupos de agentes, focando em algoritmos que sejam escaláveis e se baseiem em percepção e comunicação local. Pretende-se também investigar o uso de algoritmos de leilão para a alocação de tarefas, com o objetivo de se coordenar grupos de robôs de forma eficiente em diferentes aplicações. Os algoritmos serão testados tanto em simulação quanto em robôs reais na execução de tarefas como a navegação, controle de congestão e a exploração e mapeamento de ambientes. Já na área de jogos digitais, o objetivo específico  é desenvolver algoritmos que possam controlar o comportamento de NPCs em jogos. Uma das áreas a ser investigada é a modelagem de jogadores (player modeling), de forma a desenvolver agentes que adaptem as suas habilidades às do jogador e outros agentes do ambiente. Pretende-se também aplicar os algoritmos de coordenação de grandes grupos no contexto de jogos, permitindo o controle e coordenação de agentes em jogos que envolvam um grande número de NPCs, como por exemplo os jogos do tipo RTS (Real Time Strategy). Além disso, iremos dar continuidade aos estudos de paralelização e aplicação de algoritmos de busca heurística, que têm sido utilizados tanto no contexto de jogos quanto no contexto da robótica.