Técnicas de Computação Visual e Inteligência de Máquina para Problemas Forenses, de Segurança Digital e de Vigilância Eletrônica
Este projeto visa explorar as três questões básicas a respeito de uma atividade ilegal ou um acidente de larga escala: “Quem”, “Em que Circunstâncias” e “Por quê”. Diante de tantos desafios, este projeto visa o desenvolvimento de soluções algorítmicas de computação visual e inteligência de máquina para problemas ligados à computação forense, à segurança digital e à vigilância eletrônica. Os problemas de interesse são: (1) detecção de falsificações em documentos digitais (e.g., fotografias); (2) detecção de plantações clandestinas de Cannabis sativa a partir de imagens de sensoriamento remoto; (3) desenvolvimento de técnicas de identificação humana a partir de faces; (4) detecção de ataques em sistemas de biometria de faces (detecção de spoofing); e (5) rastreamento do histórico de evolução de um documento online (filogenia digital). As pesquisas serão realizadas conjuntamente com diversos parceiros em universidades do Brasil e do mundo, e com a Polícia Federal do Brasil e a Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo.
Integrantes: William Robson Schwartz – Integrante / Hélio Pedrini – Integrante / Anderson Rocha – Coordenador / Ricardo da Silva Torres – Integrante / Siome Klein Goldenstein – Integrante / Jacques Wainer – Integrante / Zanoni Dias – Integrante.