Sistema Integrado de Gerência de Dados de Pesquisa Clínica


O Hospital das Clínicas da UFMG possui um Centro de Pesquisas Clínicas, ou CPC, que centraliza pesquisas clínicas feitas no hospital, seja por iniciativa de professores da UFMG, ou por pedidos externos ao hospital. Cada pesquisa passa por diversas etapas. Em primeiro lugar há uma demanda regulatória, necessária para a implantação da pesquisa. Nesta etapa são necessárias diversas aprovações de diversos órgãos do hospital para que a pesquisa se inicie. Após esta etapa escolhem-se os pacientes que participarão da pesquisa, que devem consentir com a pesquisa. O tratamento destes pacientes é então acompanhado e registrado. Após o término da pesquisa os resultados devem ser analisados e relatados ao pesquisador responsável. Durante este processo há também uma demanda financeira, onde cada etapa deve ser informada ao setor financeiro para contabilidade de custos. O CPC executa diversas pesquisas simultaneamente, e precisa gerenciar os pacientes e os requisitos de cada pesquisa de forma independente. Contudo as características da pesquisa clínica fazem com que cada pesquisa seja diferente das outras, o que torna o gerenciamento destes dados um problema complexo. A seleção dos pacientes que participarão da pesquisa pode ser difícil por causa das características específicas de cada pesquisa. A demanda regulatória para implantação das pesquisas é uma outra característica que dificulta o trabalho do CPC uma vez que o número de documentos, aprovações, consentimentos entre outros pode ser grande e difícil de obter. Além disto, cada pesquisa potencialmente registra seus resultados de forma diferente, seja através de relatórios customizados, seja através de programas de computador especializados no registro dos dados. A consequência destes fatos é que o trabalho do CPC torna-se menos eficiente do que poderia ser, e a implantação e acompanhamento das pesquisas mais lento e propenso a erros. O uso de ferramentas computacionais para auxiliar neste gerenciamento é comum em algumas instituições. Entretanto, o CPC atualmente não possui uma ferramenta computacional completa para apoiar este trabalho utilizando diversos programas não integrados e planilhas eletrônicas neste processo. Uma ferramenta com este propósito permitirá ao CPC aumentar sua eficiência, reduzindo os tempos para implantação e acompanhamento das pesquisas. Este projeto propõe o desenvolvimento de uma ferramenta com esta finalidade, o SIGPC, usando como base de um LIMS, ou Laboratory Information Management System, para gerenciar as atividades de pesquisa do CPC. Os LIMS são sistemas de gerência de dados laboratoriais que se adaptam com facilidade às especificidades da pesquisa clínica. Em particular propõe-se o uso de um LIMS flexível voltado a workflows ou fluxos de trabalho, que possui grande flexibilidade, permitindo a implantação de novas pesquisas e protocolos de forma rápida e eficiente.

 Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Sergio Vale Aguiar Campos – Coordenador / Alessandra C FariaCampos – Integrante / Ricardo Correa – Integrante / Antônio L P Ribeiro – Integrante.