Mineração Não-supervisionada de Conteúdo Multimídia
Projeto de cooperação internacional entre DCC/UFMG, PUC-Minas, IC/UNICAMP, INRIA/IRISA Rennes, UPMC Paris 6, Universidad de Chile e ORAND Chile.
A mineração não-supervisionada de conteúdo multimídia tem por objetivo a detecção de padrões em dados multimídia compreendendo vídeo e voz, área esta que apesar das inúmeras aplicações não tem despertado o devido interesse da comunidade científica. O projeto MAXIMUM visa, assim, o estudo, definição e avaliação de abordagens voltadas para a identificação de padrões em sequências de dados de multimídia, envolvendo tanto aspectos fundamentais quanto aplicados. Serão abordadas tecnologias comuns à análise de conteúdo multimídia, indexação, gerenciamento de bancos de dados e bioinformática na definição de uma abordagem escalável de detecção de padrões e indexação de sequências temporais em estruturas multimídias. Mais especificamente, serão investigadas técnicas de indexação para sequências temporais em espaços de alta dimensionalidade, assim como representações simbólicas de conteúdo multimídia, o que constituem duas técnicas essenciais para uma detecção eficiente de padrões. Com base neste trabalho, serão analisadas arquiteturas algorítmicas escaláveis e eficientes que levem em conta aspectos tais como a variabilidade dos referidos padrões. Os resultados poderão ser demonstrados e avaliados de diferentes formas, indo da extração eficiente de conteúdos de sequências multimídias à análise da tolerância a variações dos padrões detectados de forma não-supervisionada e que se repetem numa dada sequência. O projeto unirá esforços de laboratórios brasileiros, chilenos e franceses, todos com larga experiência em análise de conteúdo multimídia, indexação e mineração de dados. Este trabalho reforçará as colaborações existentes entre os diversos parceiros e contribuirá para uma maior liderança das instituições envolvidas, nesta área de pesquisa ainda emergente. O Projeto é gerenciado pela CAPES, no Brasil, pelo CNRS, na França, e pelo CONICYT, no Chile
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (4) .
Integrantes: William Robson Schwartz – Integrante / Eduardo Alves do Valle Júnior – Integrante / Arnaldo de Albuquerque Araújo – Coordenador / Ricardo da Silva Torres – Integrante / Silvio Jamil Ferzoli Guimarães – Integrante / Jefersson Alex dos Santos – Integrante / Neucimar Jerônimo Leite – Integrante / Marcos Andrade Gonçalves – Integrante / Zenilton Kleber G. do Patrocínio Junior – Integrante.
Sigla:MAXIMUM
Início: 2014
Término: 2015
Coordenador: Arnaldo de Albuquerque Araujo
Agência: CAPES
Programa: Edital 001/2013
Processo: STIC-AMSUD 048/14
Situação: Encerrado