PerFeiÇão: Perfil Feminino em Computação


O objetivo geral desse projeto é dividido em duas partes complementares: primeiro, traçar um perfil das mulheres da área de Computação, e partir de tal perfil, trabalhar para atrair meninas para a área e reter as que já se encontram na Computação. Os objetivos específicos em três etapas são: 1) Perfil Feminino em Computação: aplicar um questionário para traçar o perfil das profissionais que trabalham na área de Computação; 2) Atração de Talentos: definição de material e realização de atividades para atrair talentos femininos do Ensino Médio para a área de Computação; 3) Preservação dos Talentos: realização de atividades para incentivar as alunas de Computação a permanecerem na área e continuarem seus estudos para uma carreira de maior sucesso. MOTIVACIONAL Para atrair e manter meninas nos cursos de exatas é necessário primeiramente identificar quais razões elas teriam para fazê-lo. Uma maneira de trabalhar essa questão é perguntar às profissionais que tomaram a mesma decisão: realizar o curso e permanecer na carreira em áreas relacionadas. Desse modo, a primeira etapa desse projeto é realizar um questionário com tais profissionais a fim de identificar pontos chave que as ajudaram em suas decisões. De maneira complementar, as atuais alunas também serão consultadas sobre seus interesses e questões em relação à opção de estudos nas áreas relacionadas. Ou seja, ambas as partes serão questionadas sobre suas decisões e interesses a fim de definir um material que possa ser efetivo e completo. Uma vez de posse desse material, o próximo passo é realizar atividades específicas com os dois públicos-alvo desse projeto: as meninas que estão no Ensino Médio e que potencialmente poderiam vir para a área de Computação, e as meninas que já estão na área de Computação e que podem ser motivadas a permanecer na área através da conclusão e extensão de seus estudos. Conforme mostrado na Seção 1, a evasão e a falta de mulheres na área de Computação são duas questões reais que devem ser trabalhadas. A solução proposta por esse projeto é realizar atividades presenciais com tais meninas além de colocar todo o material desenvolvido disponível na Web para que possa ser replicado em outras localidades. Existe um enorme potencial nesse projeto para atrair alunos para os cursos de exatas. Especificamente, o projeto inclui atividades presenciais e a disponibilização de material online para alunos. Embora o foco esteja na participação feminina, acredita-se que tanto as atividades quanto o material possam também chamar a atenção dos estudantes do sexo masculino para a área. É importante notar que um projeto de tal envergadura focado na Computação é inédito. De modo complementar, na UFMG, nunca foram realizadas atividades específicas para as alunas de graduação dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Matemática Computacional. É importante notar que um efeito das atividades do projeto será expandir a rede de contatos das alunas, uma vez que todas as atividades contarão com a presença de profissionais da Academia e da Indústria. Desse modo, o projeto oferecerá oportunidades reais para as alunas de Ensino Médio conhecer as professoras da UFMG, bem como as alunas da Graduação conhecer profissionais da indústria. Tais oportunidades serão positivas para todos os públicos envolvidos: não apenas para as alunas, mas também para professoras e profissionais. Finalmente, considerando o provérbio popular “é preciso ver para crer”, as atividades oferecidas pelo projeto permitirão que as bolsistas e participantes presenciem ao vivo a realidade das profissionais das áreas de Computação. Ter contato direto com as profissionais com certeza trará benefícios muito maiores do que apenas ler sobre a área em materiais como o “Guia do Estudante”. Claro que tal material tem sua validade, mas o contato pessoal permitirá que as alunas “vejam” e “creiam” que é possível para uma mulher construir uma carreira de sucesso em áreas de predominância masculina.