Professores do DCC se reúnem para definirem estratégias com foco no constante avanço do departamento

Nos dias 03 e 04 de outubro, os professores do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG se reuniram para realizar o planejamento estratégico do departamento. O objetivo foi pensar o futuro do DCC e estabelecer estratégias, metas e ações para a melhoria contínua de todas as áreas, vislumbrando a manutenção da excelência e o crescimento constante do departamento.

Alguns dos pontos abordados foram o fomento da parceria academia/mercado, o incremento da inovação tecnológica e ações e pesquisas de relevância que impactem positivamente a sociedade. De acordo com a chefe e professora do DCC, Raquel Prates, se tornar um departamento de excelência é bastante trabalhoso, mas manter essa excelência e avançar é ainda mais. “Estes encontros impulsionam a todos para uma mesma direção e um mesmo objetivo, o que culmina no avanço constante do departamento. Fazemos constantes reuniões no dia a dia, mas esta reunião geral e esta imersão são fundamentais para que consigamos evoluir sempre e juntos. Precisamos continuamente inovar internamente para produzirmos resultados relevantes para a ciência, para o mercado e para a sociedade, e isto passa pela qualidade na formação dos nossos alunos e das pesquisas. Desta forma, manter a concentração, adequar o que for necessário e planejar o futuro é primordial“, afirmou.

Conforme o professor Mário Sérgio a reunião de planejamento estratégico foi muito importante para o DCC poder trazer as visões de futuro de cada integrante de forma organizada e plural. “Foi possível, através dos exercícios direcionados, levantar questões, discutí-las, criticá-las e aprimorá-las, para chegar a uma versão um pouco mais polida de cada ideia. No fim, pudemos votar (de forma secreta e individual) nas ideias que mais se adequassem, na nossa visão, ao futuro que queremos para o DCC. Na minha visão, foi um processo muito produtivo, que ajudou um departamento tão plural e diverso a discutir ideias de forma clara, mas chegando a um consenso final sobre quais ideias devem ser prioridade nos próximos cinco anos”, contou.

Segundo o professor Clodoveu Davis, foi um evento especial, em que pessoas inteligentes, dedicadas e muito produtivas individualmente interromperam brevemente tudo o que estavam fazendo e se juntaram para buscar consenso, em conjunto e com objetividade, sobre as prioridades e direções coletivas do DCC. “Uma das conclusões que tive ao finalizarmos os trabalhos foi óbvia: a convivência e integração são ótimas, e queremos ter mais eventos assim”, garantiu.

Acesso por PERFIL

Pular para o conteúdo