Professores do DCC participam da criação de Centro de Excelência em Inteligência Artificial para Segurança Cibernética

Será criado, com a participação efetiva de professores do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, o Centro de Excelência em Inteligência Artificial para Segurança Cibernética. A proposta recém-aprovada foi submetida em resposta à chamada para a criação de Centros de Pesquisa Aplicada (CPA) em Inteligência Artificial, lançada em 2021 pela FAPESP, no âmbito do convênio de cooperação científica e tecnológica com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério das Comunicações (MCom) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Segundo a FAPESP, foram selecionadas quatro propostas que resultarão na implantação de Centros com a missão de desenvolver pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, orientadas à resolução de problemas, com IA. Cada CPA será contratado por um período de cinco anos, renováveis por mais cinco anos. Ainda segundo a FAPESP, os CPA’s devem realizar pesquisas ousadas de excelência internacional em Inteligência Artificial. Além disso, suas atividades também devem contribuir substancialmente para a formação de recursos humanos qualificados em Inteligência Artificial para o país.

O Centro de Excelência em Inteligência Artificial para Segurança Cibernética será sediado no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e tem a Embraer como principal parceiro da indústria. Além da Embraer, do DCC/UFMG e da UFPE, integram o Centro diferentes parceiros internacionais e ICTs distribuídos nas Regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil. Cada instituição possui representatividade na estrutura organizacional do Centro.

Acesso por PERFIL

Pular para o conteúdo