A professora do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Michele Nogueira, participou como palestrante convidada do VIII Congresso Internacional de Engenharia de Sistemas (CIIS 2025), realizado pela Universidade de Lima, no Peru, entre os dias 1º e 3 de outubro.
Com o tema “Segurança Cibernética e Inteligência Artificial: Rumo a um Ambiente Digital Confiável”, o evento reuniu pesquisadores, profissionais e estudantes de diversos países para discutir os desafios e as oportunidades da inteligência artificial (IA) aplicada à segurança cibernética. Em 2025, o CIIS manteve seu formato híbrido, combinando apresentações presenciais e virtuais em um espaço voltado ao intercâmbio científico e tecnológico.
Durante o congresso, Michele Nogueira ministrou a oficina “Ciência de Dados Aplicada à Cibersegurança”, voltada a estudantes e profissionais interessados em compreender como métodos de análise de dados podem fortalecer estratégias de proteção digital. Além disso, apresentou a palestra principal “Data Science for Cybersecurity: An Overview Focused on Networking”, na qual abordou o uso de técnicas de ciência de dados para identificar, prever e responder a ataques cibernéticos em redes de computadores.
Reconhecida internacionalmente por suas pesquisas nas áreas de segurança de redes, detecção de ataques e computação autônoma, a professora Michele destacou a importância da integração entre IA e cibersegurança para enfrentar as ameaças emergentes no ambiente digital. “Com o crescimento de sistemas baseados em aprendizado de máquina, surgem também novas vulnerabilidades. É essencial desenvolver soluções inteligentes e éticas para proteger dados e infraestruturas críticas”, afirmou.
O CIIS 2025 também contou com a participação de especialistas de diferentes países, que compartilharam experiências sobre privacidade e proteção de dados, segurança de infraestrutura crítica, auditoria e governança digital, além de debates sobre impactos éticos da inteligência artificial.