Raquel Oliveira Prates


Áreas de Pesquisa:
Formação Acadêmica:

Doutora, PUC/RJ, Brasil, 1998

Sala: 6311
Ramal: 5895
rprates@dcc.ufmg.br

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Informações resumidas do Currículo Lattes

Currículo Lattes atualizado em 11/08/2023

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7128-4974

Nome em citações bibliográficas: PRATES, R. O.;PRATES, RAQUEL OLIVEIRA;PRATES, RAQUEL O.;PRATES, RAQUEL;O. PRATES, RAQUEL;OLIVEIRA PRATES, RAQUEL


Projetos de pesquisa em andamento

2022 a AtualAprendizado Profundo, Ativo e Explicável para Recuperação de Informação e Processamento de Linguagem Natural Inteligente (DeepRI-NLP)
Aprendizado de Máquina, especialmente o Aprendizado Profundo, tem atraido enorme interesse acadêmico e empresarial. Uma das aplicações mais promissoras dessas técnicas tem sido na área de gerenciamento de grandes volumes de informações, principalmente dados não estruturados (textuais). Este projeto, ligado a diversas pesquisas lideradas pelo proponente, tem como objetivo geral propor soluções inovadoras para diversos problemas relacionados ao tratamento de grandes volumes de informação textual, em aplicações relacionadas à Recuperação de Informação (RI) e Processamento de Linguagem Natural (PLN). , incluindo: (i) Classificação Automática de Texto, (ii) Pesquisa e Recomendação de Conteúdo, (iii) Modelagem de Tópicos, (iv) Extração e Reconhecimento de Entidades. Apesar dos enormes avanços, várias questões precisam ser resolvidas para a aplicação prática e confiável dessas técnicas em problemas nas áreas de Saúde/Médico, Jurídico, Comércio Eletrônico, etc., incluindo: (i) necessidades de grandes volumes de dados rotulados e imenso poder computacional para o desenvolvimento de soluções; (ii) melhor compreensão das características sintáticas, semânticas e espaciais das representações existentes (embeddings); (iii) interpretabilidade que indica a capacidade de entender por que certas soluções funcionam (ou não). Propomos abordar estas questões empregando: (i) engenharia de dados através da construção de representações textuais contextualizadas -- Cluwords, MetaFeatures (ii) novas técnicas para obtenção de dados de treinamento a baixo custo através de Co-treinamento, Aprendizagem por Reforço e Aprendizagem Ativa (iii) interpretabilidade de soluções explorando a localidade de referência e complementar de visões multi-perspectivas. Resultados recentes publicados por nosso grupo atestam a plausibilidade de nossas propostas. Metodologicamente, conduziremos a pesquisa como subprojetos sinérgicos de mestrado e doutorado realizados por alunos de pós-graduação.
Integrantes: Marcos André Gonçalves (coordenador), Raquel Oliveira Prates, Alberto Henrique Frade Laender, Daniel Hasan Dalip, Leonardo Chaves Dutra da Rocha.
2021 a AtualCaptar-Libras: Sistema de Comunicação por vídeos para surdos aplicado ao pré-atendimento médico
De acordo com censo do IBGE 2010, o Brasil possui cerca de 10 milhões de cidadãos surdos. Com o objetivo de unir forças e experiências entre academia e empresa, este projeto propõe combinar a experiência em atendimentos a surdos da SignumWeb e o ambiente multidisciplinar da UFMG, populado por pesquisadores que se destacam em nível nacional e internacional nas diversas especialidades em que atuam para, de forma inédita, desenvolver um protótipo de reconhecimento de sinais de Libras e síntese de avatares foto-realista no qual diferentes métodos de Visão Computacional terão uma primeira aplicação no mercado. O contexto de uso será o pré- atendimento médico, no qual problemas na comunicação entre o paciente surdo e o médico podem causar graves danos à saúde do paciente. A execução deste projeto na UFMG ampliará não somente o alcance do sistema da empresa parceira no seu apoio à comunidade surda, mas também ampliará significativamente as oportunidades de desenvolvimento de pesquisas multi e transdisciplinares que propiciem inovações tecnológicas que atendam as necessidades de usuários surdos e aumentem sua autonomia.
Integrantes: Mario Fernando Montenegro Campos (coordenador), Raquel Oliveira Prates, ANTONIO LUIZ PINHO RIBEIRO, Milena Soriano Marcolino, Erickson Rangel do Nascimento, Elidéa Lúcia Almeida Bernardino.
2021 a AtualCIIA - Saúde: Centro de Inovação em Inteligência Artificial para a Saúde
Pesquisa e o desenvolvimento de soluções avançadas de inteligência artificial (IA), capazes de auxiliar profissionais de saúde no diagnóstico e tratamento de doenças, e orientar gestores de saúde na programação de ações de prevenção e organização da assistência à saúde. Isso permitirá a otimização dos recursos e melhora da atenção à saúde da população no Brasil. O CIIA-Saúde terá uma intensa atividade internacional, através da colaboração com pesquisadores e instituições de excelência na pesquisa em IA e saúde.
Integrantes: Virgílio Augusto Fernandes de Almeida (coordenador), Raquel Oliveira Prates, Wagner Meira Junior, ANTONIO LUIZ PINHO RIBEIRO.
2021 a AtualPrograma de Capacidades Analíticas do Ministério Público do Estado de Minas Gerais - MPMG
Consultoria técnica especializada para prestação de serviços de pesquisa e desenvolvimento na área da Inteligência Artificial Aplicada e soluções de Big Data, vinculada ao escopo do Programa de Capacidades Analíticas do MPMG, incluindo transferência de conhecimento, por meio de mentoring e operação assistida
Integrantes: Wagner Meira Junior (coordenador), Raquel Oliveira Prates, Marcos André Gonçalves, Bruno Azevedo Chagas, Kícila Ferreguetti de Olveira, S. PAGANO, ADRIANA.
2016 a AtualINCT-Cyber: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para uma Sociedade Massivamente Conectada (Massively Connected Society): Uma abordagem Ciber-Física e Social
O objetivo deste projeto é prover suporte para uma sociedade massivamente conectada, avançando o estado da arte em técnicas de sensoriamento (ou aquisição de dados), modelagem e predição, bem como de tomada de decisão e atuação. Projeto de pesquisa aprovado na Chamada INCT - MCTI/CNPq/CAPES/FAPs 16/2014.
Integrantes: Virgílio Augusto Fernandes de Almeida (coordenador), Raquel Oliveira Prates, Wagner Meira Junior, Jussara Marques de Almeida, Marcos André Gonçalves, Nivio Ziviani.

Projetos de desenvolvimento em andamento

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Últimas publicações

Artigos em periódicos

Serious games for children with Autism Spectrum Disorder: A Systematic Literature Review
2023. International Journal of Human-Computer Interaction (Online).
Human-Computer Integration as an Extension of Interaction: Understanding Its State-of-the-Art and the Next Challenges
2023. International Journal of Human-Computer Interaction (Online).
Editorial Introduction - Supporting Group Work
2023. Proceedings of the ACM on Human-Computer Interaction.
Lessons Learned from Modeling the Interaction with Conversational Agents
2023. Interaction Design And Architectures.
SIM-SR-Semiotic Inspection Method Mediated by Screen Reader: Analysing the Benefits of Bringing Communicability to the Accessibility Evaluation Table
2023. Interacting With Computers.
Synchronous teleconsultation and monitoring service targeting COVID-19: leveraging insights for post-pandemic healthcare (Preprint)
2022. JMIR MEDICAL INFORMATICS.
Contrasting Explain-ML with Interpretability Machine Learning Tools in Light of Interactive Machine Learning Principles
2022. Journal on Interactive Systems.
Evaluating user experience with a chatbot designed as a public health response to the Covid-19 pandemic in Brazil: a mixed-methods study (Preprint)
2022. JMIR HUMAN FACTORS.
Science Tree: a platform for exploring the brazilian academic genealogy
2021. JOURNAL OF THE BRAZILIAN COMPUTER SOCIETY (ONLINE).
Chatbot as a Telehealth Intervention Strategy in the COVID-19 Pandemic
2021. CLEI ELECTRONIC JOURNAL.
A New Non-Deterministic Drama Manager for Adaptive Interactive Storytelling
2020. ENTERTAINMENT COMPUTING.
Development of a Virtual Reality-Based Game Approach for Supporting Sensory Processing Disorders Treatment
2019. INFORMATION.
Exploring Young Adults? Understanding and Experience with a Digital Legacy Management System
2019. SBC JOURNAL ON 3D INTERACTIVE SYSTEMS.
Can inspection methods generate valid new knowledge in HCI? The case of semiotic inspection method
2010. International Journal of Human-Computer Studies (Print).
Compulsory institutionalization: investigating the paradox of computer-supported informal social processes
2004. Interacting with Computers.
A method for communicability evaluation of user interfaces
2000. Interactions (New York, N.Y.).

Trabalhos completos em congressos

Recommending Collaborators Based on Co--Changed Files: A Controlled Experiment
2023. Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC).
Desafios para a Construção de Jogos Digitais por Professores do Ensino Fundamental - Relato de Uma Oficina
2023. Workshop sobre Educação em Computação (WEI).
Managing Cold-Start Issues in Music Recommendation Systems: An Approach Based on User Experience
2023. EICS '23: The 15th ACM SIGCHI Symposium on Engineering Interactive Computing Systems.
From User Context to Tailored Playlists: A User Centered Approach to Improve Music Recommendation System
2023. Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2023).
Extending the ontology, metacommunication and communicability of semiotic engineering to the emerging paradigm of human-computer integration (HInt)
2022. IHC '22: XXI Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems.
How are games for autistic children being evaluated?
2022. IHC '22: XXI Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems.
Professores do ensino fundamental: contexto social em que estão inseridos e a relação com jogos educacionais
2022. SBGames ? Simpósio Brasileiro de Jogos de Computador e Entretenimento Digital.
Árvore da Ciência: Uma Plataforma para Exploração da Genealogia Acadêmica Brasileira
2021. Seminário Integrado de Software e Hardware.
Relato da Aplicação de uma Sequência Didática Fundamentada nas Metáforas de Perspectivas Culturais para Fomentação do Pensamento Computacional
2021. Workshop sobre Educação em Computação (WEI).
Analysis of the User Experience with a Multiperspective Tool for Explainable Machine Learning in Light of Interactive Principles
2021. IHC '21: XX Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems.
Beyond Barriers: A Practical Analysis of the SIM-SR Method to Inspect the Communicability of Interactive Systems for Visually Impaired Users
2021. Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems (IHC).
Analyzing MoLIC's Applicability to Model the interaction of Conversational Agents
2021. IHC '21: XX Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems.
Extending Interaction to Human-Computer Integration: What do we already know and what do we need to explore?
2021. Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems (IHC).
Games by End-Users: Analyzing Development Environments
2021. Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGames).
Proposta de Sequência Didática para Introdução da Computação e do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental II baseada nas Metáforas de Perspectivas Culturais
2021. Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação.
Comparing users' perception of different chatbot interaction paradigms
2020. IHC '20: XIX Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems.
Practice-centered HCI
2020. IHC '20: XIX Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems.
Analyzing the application of the privacy design model in WhatsApp
2020. IHC '20: XIX Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems.
SÊNTIMUS: um Jogo Digital Musical para Crianças com Hipersensibilidade Sonora e Características dos Transtornos do Neurodesenvolvimento
2019. Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (SBCAS).
An Analysis of MoLIC?s Consolidation
2019. Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais.
Using Cultural Viewpoint Metaphors in the Analysisof Computational Thinking Teaching
2019. Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais.
A Proposal to Adapt SIM to Analyze Screen Reader Mediated Interaction
2019. Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2019).
Strategies to Introduce Computational Thinking to Children:An Analysis based on Cultural Viewpoint Metaphors
2019. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2019).
Investigating the Use of a Simulator to Support Users in Anticipating Impact of Privacy Settings in Facebook
2014. the 18th International Conference.
Identifying Potential Social Impact of Collaborative Systems at Design
2007. INTERACT 2007 - eleventh IFIP TC13 International Conference on Human-Computer Interaction.

Resumos expandidos em congressos

Estudo piloto de validação de um chatbot de rastreamento, implementado para direcionar a teleassistência em COVID-19
2021. Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde.
Recommendations for Sharing Economy Design based on User Trust
2019. Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2019).
Proposta do Uso de Múltiplos Recursos para o Ensino de Pensamento Computacional no Ensino Fundamental II: Um Relato de Experiência
2019. Workshop de Informática na Escola (WIE).
Interaction Anticipation: Communicating Impacts of Groupware Configuration Settings to Users
2015. Fifth International Symposium on End-User Development.
Making Decisions about Digital Legacy with Google?s Inactive Account Manager
2015. IFIP TC.13 International Conference on Human-Computer Interaction (INTERACT).

Resumos em congressos

PENSi ? Research Group in Semiotic Engineering and Interaction
2017. Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC).
The Rise of Curation
2015. Conference on Human Computation and Crowdsourcing (HComp).
StoreAnt: A System to Support Finding Collaborative Systems Evaluation Methods
2015. IFIP Conference on Human-Computer Interaction - INTERACT.
Suporte à Aplicação do Método de Inspeção Semiótica por uma Ferramenta online
2013. Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC).
AMPLIAR: Um Ambiente de Aprendizado em Programação Linear
2005. Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional.

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Orientações em andamento

Mestrado

Felipe Santos Alves de Freitas. Um Ambiente de Visualização de Revisões Sistemáticas da Literatura. Início: 2021. Universidade Federal de Minas Gerais (Orientador principal)
Amanda Fernandes Pereira. Desenvolvimento de um Ambiente Gerador de Jogos para Crianças com Baixa Visão. Início: 2018. Universidade Federal de Minas Gerais (Orientador principal)

Doutorado

Bárbara Gabrielle Coelho de Oliveira Lopes. Explicabilidade para Modelos Agnósticos de Aprendizagem de Máquina. Início: 2021. Universidade Federal de Minas Gerais (Co orientador)
Glívia Angelica Rodrigues Barbosa. Estendendo a Interação para a Integração Humano-Computador à Luz da Teoria da Engenharia Semiótica. Início: 2020. Universidade Federal de Minas Gerais (Orientador principal)
Joana Gabriela Ribeiro de Souza. Desenvolvimento de Jogos Educacionais por Usuários Finais. Início: 2019. Universidade Federal de Minas Gerais (Co orientador)
Liziane Santos Soares. Explicabilidade e Transparência em Modelos de Atenção (Provisório). Início: 2019. Universidade Federal de Minas Gerais (Co orientador)
Ana Paula de Carvalho. Modelo para Desenvolvimento de Jogos Customizáveis para Terapeutas de Crianças com Transtorno do Espectro Autista. Início: 2017. Universidade Federal de Minas Gerais (Orientador principal)

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