Lucas N. Ferreira


Áreas de Pesquisa:

IA Generativa, Criatividade Computacional, Recuperação da Informação Musical, Jogos Digitais

Formação Acadêmica:

Pós-Doutorado, University of Alberta, UALBERTA, Canadá
Doutorado em Ciência da Computação, University of California, Santa Cruz, UCSC, Estados Unidos
Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional, Universidade de São Paulo, USP, Brasil

Sala: 4311
Ramal:
lferreira@dcc.ufmg.br

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Informações resumidas do Currículo Lattes

Currículo Lattes atualizado em 21/01/2025

Nome em citações bibliográficas: FERREIRA, L. N.;FERREIRA, LUCAS;FERREIRA, LUCAS N.;FERREIRA, LUCAS NASCIMENTO;N. FERREIRA, LUCAS


Projetos de pesquisa em andamento

2023 a AtualGeração de trilhas sonoras para jogos digitais a partir de vídeos de gameplay
Desenvolvedores de jogos independentes geralmente lidam com todos os aspectos de seus jogos por conta própria, desde a programação até os recursos visuais. No entanto, música e efeitos sonoros são normalmente terceirizados para produtores externos ou obtidos de recursos online (pagos ou gratuitos). Embora a terceirização da produção de áudio possa ser uma opção viável para desenvolvedores independentes estabelecidos, ela é menos acessível para aqueles com restrições orçamentárias rigorosas, particularmente em países em desenvolvimento. Para tornar a produção musical para jogos mais democrática, estamos investigando modelos neurais para aprender a gerar trilhas sonoras para videogames diretamente a partir de vídeos de gameplay.
Integrantes: Lucas Nascimento Ferreira (coordenador).
2023 a AtualRecomendação Automática de Exercícios de Programação Extraclasse em Ambientes de Correção Automática de Código
As disciplinas de programação de computadores dos cursos de Ciência da Computação costumam ser grandes e compostas por alunos com alta variância em experiência de programação. Como essas disciplinas demandam uma grande quantidade de exercícios práticos, um dos principais desafios para professores é desenvolver listas de exercícios adequados para os diversos perfis de alunos. Esse projeto propõe o desenvolvimento de um sistema de recomendação para exercícios de programação extraclasse, visando possibilitar experiências de aprendizagem personalizadas para cada perfil de aluno.
Integrantes: André Gustavo dos Santos (coordenador), Lucas Nascimento Ferreira, Julio Cesar Soares dos Reis.

Projetos de desenvolvimento em andamento

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Últimas publicações

Artigos em periódicos

The 2017 AIBIRDS Level Generation Competition
2018. IEEE Transactions on Games.
Tanager: A Generator of Feasible and Engaging Levels for Angry Birds
2018. IEEE Transactions on Games.

Trabalhos completos em congressos

The NES Video-Music Database: A Dataset of Symbolic Video Game Music Paired with Gameplay Videos
2024. FDG 2024: Foundations of Digital Games.
Towards Generating Surprising Content in 2D Platform Games
2024. International Conference on the Foundations of Digital Games.
Abordagem Não-Supervisionada para Inferência do Tópico de um Exercício de Programação a partir do Código Solução
2024. Workshop sobre Educação em Computação (WEI).
Caracterização e Predição de Usuários Tóxicos no Twitter/X durante as Eleições Brasileiras de 2022
2024. Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining.
Long-Form Text-To-Music Generation With Adaptive Prompts: A Case Study In Tabletop Role-Playing Games Soundtracks
2024. Latin American Music Information Retrieval Workshop.
Choosing Well Your Opponents: How to Guide the Synthesis of Programmatic Strategies
2023. ThirtySecond International Joint Conference on Artificial Intelligence {IJCAI23}.
Controlling perceived emotion in symbolic music generation with monte carlo tree search
2022. AAAI Conference on Artificial Intelligence and Interactive Digital Entertainment (AIIDE).
Computer-generated music for tabletop role-playing games
2020. The 16th AAAI Conference on Artificial Intelligence and Interactive Digital Entertainment (AIIDE-20).
A search-based approach for generating angry birds Levels
2014. IEEE Conference on Computational Intelligence and Games (atualmente IEEE Conference on Games).

Resumos expandidos em congressos

Towards generative emotions in games based on cognitive modeling
2017. the International Conference.
MTG: Context-based music composition for tabletop role-playing games
2017. AAAI Conference on Artificial Intelligence and Interactive Digital Entertainment.
Evolutionary approaches to evolve AI scripts for a RTS game
2014. the 2014 conference companion.
A multi-population genetic algorithm for procedural generation of levels for platform games
2014. the 2014 conference companion.

Resumos em congressos

Detecção de dispositivos em ambientes multiterminais baseados em Linux
2010. XVIII Evento de Iniciação Científica da Universidade Federal do Paraná (XVIII EVINCI).
Análise de desempenho de terminais gráficos remotos no X Window System para Linux
2009. XVII Evento de Iniciação Científica da Universidade Federal do Paraná (XVII EVINCI).

Veja todas as publicações no Currículo Lattes

Orientações em andamento

Mestrado

Felipe Ferreira Marra. Modelos Neurais Para Geração em Áudio de Trilhas Sonoras para Vídeos. Início: 2024. Universidade Federal de Viçosa (Orientador principal)
Rafael Alves da Silva. Modelos de Aprendizado de Máquina para Previsão de evasão Estudantil. Início: 2024. Universidade Federal de Viçosa (Orientador principal)
Igor Rodrigues Cardoso. Geração de Trilhas Sonoras Simbólicas para Jogos Digitais a partir de Vídeos de Gameplay. Início: 2023. Universidade Federal de Viçosa (Orientador principal)

Doutorado

Carlos Eduardo Paulino Silva. Recomendação Automática de Exercícios de Programação Extraclasse em Ambientes de Correção Automática de Código. Início: 2023. Universidade Federal de Viçosa (Co orientador)

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Acesso por PERFIL

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