O professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Nivio Ziviani, recebeu na última sexta-feira, na categoria “Tecnologia”, o Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia. Consolidada como uma das maiores premiações do país, desde 2019 o Prêmio tem reconhecido os profissionais que, por meio de suas pesquisas e descobertas, abrem caminhos para transformações no Brasil e no mundo. São premiadas as categorias “ciência”, voltada para pesquisadores que colocaram o Brasil em destaque no cenário científico mundial, e “tecnologia”, para profissionais que tenham gerado impactos relevantes ao país no desenvolvimento de aplicações práticas, recebendo meio milhão o vencedor de cada categoria.
A apuração foi realizada por uma comissão julgadora independente, composta por sete membros de notório saber nas áreas do Prêmio, sendo os critérios: criatividade e originalidade; e contribuição e impacto para ciência ou desenvolvimento e inovação.
Com mais de 51 anos dedicados à ciência, tecnologia e inovação, Nívio é um dos pioneiros do ensino de graduação em computação do país. Formado em engenharia mecânica e cientista da computação, é também membro da Academia Brasileira de Ciências e da Ordem Nacional do Mérito Científico, nas Classes Comendador e Grã-Cruz. Na UFMG, criou os cursos de graduação e de doutorado em Computação, o Laboratório para Tratamento de Informação (LATIN) e o Laboratório de Inteligência Artificial. Foi do LATIN que saíram as cinco empresas de tecnologia cofundadas pelo docente.
Além disso, Ziviani é conhecido na área da tecnologia por ter sido um dos donos da Akwan Information Technologies, empresa vendida para o Google em 2005. Acadêmico internacionalmente reconhecido e empreendedor de sucesso, investiu a vida na produção e transferência de conhecimento científico e geração de riqueza. Atualmente, se dedica ao uso da Inteligência Artificial na saúde, nas artes e na transformação digital de empresas. É membro do Conselho de Administração das empresas Kunumi Artificial Intelligence, Unidade Embrapii do DCC/UFMG e Falconi Participações e integra os Conselhos Técnico-Científico do Instituto Hercílio Randon e do Laboratório Nacional de Computação Científica.
Nivio é também autor da série de livros sobre projeto de algoritmos, utilizada por professores e estudantes em praticamente todos os cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação em Computação no país. Além disso, é coautor de mais de 200 artigos científicos nas áreas de algoritmos, recuperação de informação e inteligência artificial. Foi responsável pela formação de 70 alunos de pós-graduação, sendo 58 mestres e 12 doutores.
Fonte: https://premiocbmm.com.br/
Esta matéria teve repercussão: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/nivio-ziviani-do-dcc-vence-premio-ciencia-e-tecnologia; https://jornalinteracao.com.br/cbmm-anuncia-os-vencedores-do-premio-de-ciencia-e-tecnologia-2023/; https://www.noticiasdecontagem.com.br/nivio-ziviani-professor-da-ufmg-vence-premio-de-ciencia-e-tecnologia/; https://revistapesquisa.fapesp.br/wanderley-de-souza-e-nivio-ziviani-ganham-o-5o-premio-cbmm/; http://www.fapemig.br/pt/noticias/1034/