O professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, Ítalo Cunha, foi um dos vencedores do ACM Internet Measurement Conference (IMC) Test of Time Award 2025, um dos principais prêmios na área de medição e desempenho da Internet. O reconhecimento é concedido pela Association for Computing Machinery (ACM) a trabalhos que se mantêm relevantes e influentes ao longo dos anos. A cerimônia de entrega ocorreu durante a ACM IMC 2025, realizada no final de outubro, em Madison, Wisconsin (EUA).
Segundo o professor, trata-se do prêmio mais importante que já recebeu. “Esse reconhecimento mostra o impacto duradouro de um trabalho que começou há mais de uma década e que continua contribuindo para o avanço da pesquisa em redes e para a segurança da Internet”, afirmou.
O prêmio foi concedido ao artigo “PEERING: An AS for Us”, publicado em 2014, que introduziu o PEERING, uma plataforma inovadora que permite a pesquisadores e educadores realizar experimentos seguros e controlados sobre o funcionamento do Border Gateway Protocol (BGP) — o sistema de roteamento que define os caminhos percorridos pelos dados na Internet.
O trabalho foi desenvolvido originalmente por um time composto por Brandon Schlinker, Kyriakos Zarifis, Nick Feamster bem como os atuais coordenadores do projeto, os professores Ethan Katz-Bassett e Ítalo Cunha. O grupo foi reconhecido pelas contribuições científicas decorrentes da operação da plataforma PEERING, que transformou a forma como o roteamento interdomínios é estudado. Desde sua criação, a plataforma tem sido utilizada por diversas universidades e empresas, como Princeton e incluindo Google e Meta, para estudos sobre segurança, desempenho e estabilidade da Internet.
“Antes do PEERING, era praticamente impossível testar hipóteses sobre o funcionamento do BGP em redes reais sem colocar em risco o tráfego da Internet. A plataforma permite acesso ao sistema de roteamento da Internet por pesquisadores de forma fácil e segura, permitindo a realização de experimentos e avaliação de novas soluções em cenários reais”, explica Cunha.
* Na foto, da esquerda para a direita: Paul Barford, chefe do departamento e professor titular da Cátedra Carl de Boor de Ciência da Computação na Universidade de Wisconsin e coordenador geral do IMC 2025; Brandon Schlinker, pesquisador científico da Meta e arquiteto principal do PEERING; Ethan Katz-Bassett, professor associado de engenharia elétrica na Universidade Columbia; e Ítalo Cunha, professor associado de ciência da computação na Universidade Federal de Minas Gerais e co-líder do PEERING. Crédito: Cortesia de Weili Wu










