Professor do DCC é empossado para o segundo mandato como vice-diretor do ICEx da UFMG

Em cerimônia presidida pela reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, tomaram posse, nesta terça-feira, 20, para o segundo mandato como diretor e vice-diretor do Instituto de Ciências Exatas (ICEx),respectivamente, o professor do Departamento de Matemática Francisco Dutenhefner e o professor do Departamento de Ciência da Computação Renato Antônio Celso Ferreira. A cerimônia contou com a participação de professores, funcionários e estudantes do ICEx/UFMG, além de amigos e familiares dos empossados.

De acordo com a reitora, retornar neste evento de posse para reconduzir ao cargo professores tão parceiros na gestão passada, que foi tão desafiadora, trouxe enorme satisfação. “Estamos voltando ao convívio presencial e é uma satisfação retornar após quatro anos para reconduzir ao cargo os professores Francisco e Renato. Passamos por desafios enormes juntos. Iniciamos um trabalho e tivemos uma pandemia no meio. Tenho muito a agradecer a parceria e o companheirismo de luta para vencermos os desafios que nos foram apresentados, tanto nas questões da pandemia quanto nos ataques que sofremos no campo simbólico e material. Nos mantivemos unidos e hoje estamos vislumbrando dias melhores. Desejamos muito sucesso neste novo mandato e estaremos sempre juntos para tornarmos a nossa UFMG cada vez mais reconhecida”, disse.

Durante o primeiro mandato, a diretoria passou por algumas dificuldades, sendo a principal delas o período da pandemia da COVID-19. Desta forma, segundo os empossados, nesta gestão várias ações que haviam sido planejadas e não puderam ser colocadas em prática, terão prioridade. “Nossa prioridade são as pessoas, alunos e servidores. A nossa gestão será voltada para elas, para o resgate das relações pessoais e, assim, articular competências. Queremos um ambiente sadio e colaborativo. Ao mesmo tempo, vamos investir na infraestrutura, que foi deteriorada tanto pelo tempo de afastamento presencial quanto por falta de recursos”, garantiu Dutenhefner. “Conseguimos nos mostrar fortes no período da pandemia, mas  temos muitos desafios a vencer. Metade dos nossos alunos, apesar de veteranos, ainda são calouros da Universidade. Tivemos problemas orçamentários e temos que reconstruir a infraestrutura e as relações de trabalho. Nosso propósito agora é, efetivamente, colocar em prática tudo o que planejamos”, afirmou o vice-diretor.

Graduado em Ciência da Computação pela UFMG, Renato Ferreira possui mestrado na área, também pela UFMG. Fez pós-graduação na University of Maryland, College Park tendo obtido os títulos de M.Sc. e Ph.D.(2001). Durante o período no exterior, trabalhou por um ano no Goddard Space Flight Center, NASA, em Greenbelt, MD, onde atuou no desenvolvimento de aplicações espaciais para o Cluster BEOWULF, em desenvolvimento. Seguiu para o Johns Hopkins Hospital, onde desenvolveu aplicações para aquisição, armazenamento, recuperação e processamento de imagens médicas. Sua formação é focada na área de Computação Eficiente e Escalável para o Processamento de Grandes Volumes de Dados, área na qual vem trabalhando até os dias atuais. Tornou-se professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG em 2002, onde atualmente trabalha. Realizou dois pós-doutoramentos, ambos na Ohio State University, em 2001 e 2007, onde trabalhou com aplicações intensivas em dados e computação na área médica. Atualmente tem concentrado o trabalho na área de Processamento de Fluxos de Dados. Em particular, trabalha em ambientes que permitem o desenvolvimento de aplicações eficientes e escaláveis de descoberta de conhecimento em fluxos de dados.

Já Francisco Dutenhefner, possui bacharelado em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos, mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo e doutorado em Matemática pela UFMG, além de ser professor titular da UFMG.