Entre os dias 24 e 26 de setembro, em Recife (PE), foi realizada a 29ª edição do Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação, parte do Congresso Brasileiro de Software, Teoria e Prática (CBSoft).
Na ocasião, o estudante de Ciência de Dados do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG e do Laboratório de Compiladores, Gabriel Guimarães, apresentou o artigo “On the Practicality of LLM-Based Compiler Fuzzing”, desenvolvido com orientação do professor do departamento, Fernando Magno Quintão Pereira. O trabalho demonstra como os modelos de linguagem (LLMs) podem ser aplicados para identificar falhas em compiladores.
Também participaram do evento os ex-alunos do DCC, Guilherme Silva Oliveira e Rafael Fontes Sumitani, atualmente engenheiros de compiladores na Cadence Design Systems. Eles ministraram o tutorial “Desvendando o MLIR: Do Alto Nível ao LLVM com Redes Neurais e Otimizações”, que explora o uso do formato MLIR do LLVM para analisar e otimizar programas. A apresentação foi baseada na experiência adquirida no desenvolvimento do compilador Xtensa Neural Network Compiler (XNNC), voltado à geração de código de máquina eficiente para redes neurais executadas em processadores de sinais da Cadence.