Pesquisador do DCC/UFMG conquista primeiro lugar em concurso nacional de teses

O pesquisador Washington Cunha, do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), conquistou o primeiro lugar no Concurso de Teses e Dissertações (CTD) do Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional (CBIC 2025). O trabalho foi orientado pelos professores Marcos André Gonçalves (DCC/UFMG) e Leonardo Rocha, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

A tese premiada, intitulada “A Comprehensive Exploitation of Instance Selection Methods for Automatic Text Classification”, apresenta avanços em engenharia de dados e aprendizado de máquina, com foco em tornar o treinamento de Grandes Modelos de Linguagem (LLMs) mais eficiente, efetivo e sustentável. O estudo investiga métodos de seleção de instâncias para otimizar o uso de dados, reduzindo custos computacionais sem comprometer o desempenho dos modelos.

O CTD/CBIC reconhece os melhores trabalhos de mestrado e doutorado na área de Inteligência Computacional, promovendo a integração de pesquisadores e a divulgação da produção científica nacional. O CBIC 2025, foi sediado em Belo Horizonte e organizado pela UFMG, pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), é o principal evento brasileiro do setor, reunindo especialistas de todo o país para discutir avanços em inteligência artificial, aprendizado de máquina e ciência de dados.

Acesso por PERFIL

Acessar o conteúdo