A pesquisa realizada pela equipe multidisciplinar do Departamento de Ciência da Computação (DCC) e do Hospital das Clínicas (HC) da UFMG, lideradas pelos professores Marcos André Gonçalves (DCC) e Milena Marcolino (HC), foi premiada no Congresso Mundial e Brasileiro de Cardiologia. O tema abordado pelos pesquisadores, “Preditores de tromboembolismo venoso em pacientes com COVID-19: resultados do Registro Brasileiro de COVID-19“, foi premiado como melhor pôster do evento.
No trabalho, a equipe avaliou, de uma perspectiva mista, os fatores de risco associados ao tromboembolismo na COVID-19 usando abordagens tradicionais, como regressão logística em combinação com métodos de aprendizado de máquina e avaliação de valores SHAP. A fonte de dados para as análises conduzidas foi o estudo multicêntrico da coorte brasileira de pacientes da COVID-19. Este estudo de coorte incluiu, à época, 4.120 pacientes adultos com COVID-19 de 16 hospitais. Usando análises de aprendizado de máquina e regressão linear, o estudo mostrou que D-dímero, temperatura axilar, contagem de neutrófilos, PCR e níveis de lactato são fatores de risco para TEV em pacientes com COVID-19.
Além dos professores citados, fizeram parte deste trabalho Warley Cezar da Silveira (HC), Luiza Margoto Marques (Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais), Mateus Chaves Ferreira (Faculdade de Medicina da UFMG), Beatriz Figueiredo Lima (UFMG), Maria Izabel Alcantara Cunha (UNIBH), Bruno Barbosa Miranda de Paiva (DCC/UFMG), Polianna Delfino Pereira (HC), Ana Beatriz de Castro Feres (Faculdade de Ciências Médicas) e Magda Carvalho Pires (Estatística/UFMG).