Palestra: IA Sustentável e Responsável baseada em Engenharia de Dados para Processamento de Linguagem Natural

Na próxima sexta-feira, 16, às 10h, na sala 2077 do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), o professor substituto do Departamento de Ciência da Computação, Washington Cunha, irá, como parte dos “Seminários Avançados de Pós-graduação”, proferir a palestra “Inteligência Artificial Sustentável e Responsável baseada em Engenharia de Dados para Processamento de Linguagem Natural”. O evento é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

Resumo:
Grandes Modelos de Linguagem (GMLs), baseados em técnicas de Inteligência Artificial, têm transformado o Processamento de Linguagem Natural (PLN), sendo referência em tarefas como classificação de texto, análise de sentimentos, sumarização e perguntas-e-respostas. No entanto, sua construção e adaptação exigem alto custo computacional, demandando infraestrutura especializada e grande consumo energético, o que acarreta impactos ambientais negativos, como a emissão de CO2. O modelo atual adotado pelos grandes players — baseado na “Lei do Mais” (mais dados, mais hardware, mais energia) — é insustentável e pouco viável para países com recursos limitados, como o Brasil, dificultando a competitividade internacional. Nesta palestra, propomos uma alternativa a essa abordagem dominante, focando em soluções inovadoras baseadas em engenharia de dados e técnicas de IA avançada. O objetivo é aumentar a eficiência dos modelos, reduzindo os custos computacionais e o consumo energético, contribuindo para um desenvolvimento mais sustentável e acessível.

Shortbio:
Washington Cunha é doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2024) onde também obteve seu título de Mestre (2019) com Menção Honrosa no CTDBD-SBBD. Sua linha de pesquisa inclui Recuperação de Informação, Aprendizado de Máquina e Processamento de Linguagem Natural, onde publicou trabalhos nas mais importantes conferências e periódicos (e.g. ACM SIGIR e ACM CSUR). Atualmente é pós-doutorando no PPGCC-DCC-UFMG no projeto de pesquisa IA Generativa para Personalização de Serviços de Saúde Integral. Também é pesquisador associado no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Inteligência Artificial Responsável para Linguística Computacional, Tratamento e Disseminação de Informação (INCT-TILD-IAR), desenvolvendo pesquisas voltadas à IA sustentável, tema central da palestra.

Acesso por PERFIL

Ir para o conteúdo