Na próxima quarta-feira, 19, às 17 horas, na sala 2077 do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFMG, de forma presencial, o professor do Departamento de Computação do CEFET-MG, Jeferson F. Chaves, o primeiro doutor formado no Laboratório NanoComp, do Departamento de Ciência da Computação (DCC), irá proferir a palestra “Computação reversível: panorama atual e perspectivas futuras”. A palestra é parte das comemorações do laboratório, sendo um evento aberto ao público e sem necessidade de fazer inscrição prévia.
Resumo da palestra:
O avanço do desempenho computacional tem ocorrido por meio de algoritmos mais eficientes, paralelização e aprimoramentos em hardware, mas a Lei de Moore encontra hoje limites físicos, especialmente devido à dissipação de calor na miniaturização de dispositivos. Em 1961, Rolf Landauer demonstrou que o apagamento de informação em portas lógicas impõe um limite energético fundamental, confirmado experimentalmente em 2012. A Computação (parcialmente) Reversível surge como alternativa escalável para reduzir indefinidamente o consumo energético em circuitos digitais. Esta palestra apresenta seus fundamentos, aplica seus conceitos a circuitos de acoplamento local de campo (FCN) e discute perspectivas futuras baseadas em iniciativas conjuntas entre academia e indústria, como o IEEE International Roadmap for Devices and Systems.
Bio do professor:
Jeferson F. Chaves é professor do Departamento de Computação do CEFET-MG desde 2009. Graduou-se em Engenharia Elétrica pelo CEFET-MG em 2005, onde também concluiu o mestrado em Modelagem Matemática e Computacional em 2007. Em 2020, obteve o doutorado em Ciência da Computação pela UFMG. Desde 2014, dedica-se à pesquisa em técnicas de redução de energia em circuitos digitais, com foco em dispositivos de acoplamento local de campo.










