Monitoria Voluntária de Graduação no DCC

Este semestre estamos abrindo a oportunidade para que os alunos façam Monitoria Voluntária em diversas turmas de graduação do DCC. A iniciativa está sendo organizada pelo DCC junto com os coordenadores dos colegiados (CC, SI e MatComp) para que os alunos possam fazer aproveitamento destes créditos.

Inscrição:

Para se inscrever na monitoria, os alunos devem preencher o formulário disponível em:

Link para Formulário de Inscrição: https://forms.gle/WfdgMB4ZcfWKmcpz5

Período de inscrição: 18/03 a 28/03

O aluno poderá indicar uma ou mais disciplinas/turmas em que teria interesse em ser monitor (indicando a prioridade). Cada aluno será selecionado para no máximo uma turma, independente do número de indicações que faça.

Sobre as atividades de Monitoria:

O monitor voluntário irá desempenhar tarefas de apoio à docência, envolvendo não mais que oito horas semanais. As atividades de monitoria podem incluir:

1. Atendimento semanal para resolução de dúvidas.
2. Apoio no desenvolvimento e correção de exercícios para fixação de conteúdo.
3. Execução de aulas supervisionadas (caso combinado com o professor orientador).

Benefícios aos alunos que optarem participar desta monitoria:

Além do aprendizado envolvido em atuar como monitor da disciplina, o aluno terá um contato mais próximo com a disciplina, com o professor e com outros alunos cursando a disciplina. Esse tipo de atividade também pode ser incluída no currículo vitae do aluno e conta pontos nos processos de seleção para programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) das principais universidades do país. Finalmente, o aluno poderá fazer o aproveitamento dos créditos da monitoria (depende de critérios do colegiados).

Todos os monitores voluntários receberão certificado emitido pelo Departamento de Ciência da Computação.

Sobre o aproveitamento dos créditos:

– Alunos de SI serão incluídos na turma de Monitoria de Graduação (2 créditos), então terão os créditos pela disciplina, sem necessidade de solicitar aproveitamento posteriormente.
– Alunos de CC e MatComp não têm na grade disciplinas de 2 créditos e deverão solicitar aproveitamento para o colegiado posteriormente o aproveitamento (pode ser necessário ter outras atividades para completar 4 e conseguir solicitar o aproveitamento, então se for uma questão verificar junto ao colegiado).
– Alunos de outros cursos devem verificar junto ao seu colegiado a possibilidade de aproveitamento dos créditos.

Em caso de dúvidas podem mandar email para a Profa. Raquel Prates (rprates@dcc.ufmg.br)

Data limite para candidatura: 28/03/2022

Tipo: Bolsa