Iniciação Científica – Projeto: Captar-Libras – VeRLab/DCC/UFMG

O Laboratório de Visão Computacional e Robótica (VeRLab) do DCC/UFMG está oferecendo uma oportunidade de pesquisa para estudantes de graduação no projeto “Captar-Libras: Sistema de Comunicação por vídeos para surdos aplicado ao pré-atendimento médico”.

O objetivo deste projeto de pesquisa é desenvolver um sistema de reconhecimento e geração de gestos e expressões faciais baseado em técnicas avançadas de Inteligência Artificial e Visão Computacional para apoiar a interação entre pacientes surdos e  profissionais de saúde, facilitando o processo de diagnóstico e tratamento.

Pré-requisitos:

• Estar matriculado em um curso de graduação em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, ou áreas afins;
  • Cursando a partir do 3o período em 2023/1;
  • Boa fundamentação em conceitos matemáticos;
  • Conhecimento básico de POO em C++ e/ou Python;
  • Interesse em aprender técnicas de inteligência artificial e visão computacional;
  • Disponibilidade para dedicar 20 horas semanais ao projeto.

Diferenciais:

• Proficiência em inglês;
  • Experiência prévia em projetos de pesquisa;
  • Habilidade para trabalhar em equipe.

Os alunos selecionados para participar deste projeto de pesquisa receberão uma bolsa de pesquisa e inovação no valor inicial de R$ 400,00 por mês.

Os interessados em se candidatar a esta oportunidade de pesquisa devem enviar histórico/currículo para verlab-selecao@listas.dcc.ufmg.br com o assunto “ Captar-Libras – Iniciação Científica” até o dia 10/05/23.

Tipo: Bolsa

Situação: Ativo