Bolsista de pós-graduação – Projeto WildPixels – PATREO/DCC


O Laboratório de Reconhecimento de Padrões e Observação da Terra (PATREO) está selecionando candidatos para 01 vaga de mestrado e 01 vaga de doutorado interessados em realizar pesquisa nas áreas de Visão Computacional e Aprendizado de Máquina no contexto do Projeto WildPixels, financiado pelo Instituto Serrapilheira.

Os estudantes serão vinculados ao Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UFMG. Atualmente o PPGCC tem conceito máximo atribuído pela CAPES – nível 7.

Nosso laboratório valoriza a diversidade. Recomendamos fortemente a inscrição de mulheres e pessoas negras.

Sobre o projeto WildPixels:
A criação de mapas geográficos por meio de imagens de satélite geralmente é modelada como um problema de classificação supervisionada. Isto é, algoritmos são treinados para identificar padrões de interesse a partir de pixels anotados (amostras). Apesar dos avanços obtidos por técnicas baseadas em deep learning, vários desafios computacionais ficam evidentes quando os modelos são empregados em aplicações que contém desbalanceamento/sub-representação de classes e presença de pixels de classes desconhecidas durante a fase de predição.  Além disso, a anotação de pixels é onerosa e geralmente depende de usuários experientes na aplicação-alvo, impondo restrições ao volume de dados anotados. O objetivo do projeto é enfrentar estes desafios computacionais visando aumentar a robustez dos modelos obtidos. As técnicas desenvolvidas serão avaliadas em problemas reais que incluem: o mapeamento de estradas rurais na Amazônia e Cerrado e sua relação com áreas de desmatamento e mineração ilegal; identificação de espécies vegetais e seus impactos nas mudanças climáticas; e o monitoramento das condições de habitação urbana e sua relação com focos de dengue.

 

Mais informações:


Início divulgação: 14/09/2021

Tipo: Bolsa

Público: - Mestrandos
- Doutorandos

Situação: Ativo

Link para candidatura: https://forms.gle/BZPRomvre8QCfqZVA