Bolsa para estratégia de valoração e exploração de PI – Embrapii DCC/UFMG
A Unidade EMBRAPII do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é credenciada para desenvolver projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em parceria com empresas, focando em Software para Sistemas Ciberfísicos. Sua missão é criar plataformas computacionais que integrem componentes físicos, virtuais e sociais, oferecendo soluções inovadoras em áreas como Prospecção e Monitoramento de Dados, Gestão da Informação e Mecanismos para Tomada de Decisão e Atuação. Essa atuação visa aumentar a competitividade e a inovação da indústria nacional, compartilhando os riscos dos projetos com as empresas e a EMBRAPII.
A UE DCC-UFMG está contratando um bolsista para desenvolver a estratégia de valoração e exploração de propriedade intelectual associada aos seus projetos de pesquisa e inovação. A valoração de PI da UE DCC-UFMG hoje segue uma metodologia genérica, uma vez que foi desenvolvida para todas as áreas das ciências exatas. O bolsista irá desenvolver uma abordagem específica para hardware e software, em conjunto com a CTIT (o NIT da UFMG), garantindo que a solução proposta esteja alinhada às diretrizes institucionais. Além disso, o bolsista irá desenvolver a estratégia de exploração da PI, focando em aspectos tais como a melhor forma para registrar a PI (via patente, registro de software ou outro) e qual momento registrar a PI. O objetivo final é estabelecer diretrizes práticas para maximizar o valor gerado pelas inovações da unidade junto ao setor produtivo.
O bolsista irá receber uma Bolsa de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação – Nível I (BDCTI-I) da Fapemig. Esta bolsa é destinada a profissionais de alta qualificação e experiência para atuar em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). Os requisitos específicos para receber a bolsa BDCTI-I são possuir Título de Doutor em área compatível com as atividades previstas no projeto ou possuir Título de Graduação com, no mínimo, 6 (seis) anos de efetiva experiência em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico ou inovação descritas no parágrafo acima.
A bolsa tem duração de um ano, com possibilidade de renovação para mais um ano. O valor da bolsa é de R$5.720,00 (40 horas, dedicação integral ao projeto), mas também há a possibilidade de uma bolsa em tempo parcial, entretanto o bolsista receberá metade do valor.
O formulário ficará aberto até o momento do preenchimento da vaga.
Início divulgação: 08/10/2025
Tipo: Bolsa
Situação: Ativo
Link para candidatura: https://forms.gle/5exH3HMracYmWccRA