Bolsa (Mestrando) – Desenvolvimento Full-Stack – Projeto FAPEMIG/EMBRAPII
A Unidade EMBRAPII do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é credenciada para desenvolver projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em parceria com empresas, focando em Software para Sistemas Ciberfísicos. Sua missão é criar plataformas computacionais que integrem componentes físicos, virtuais e sociais, oferecendo soluções inovadoras em áreas como Prospecção e Monitoramento de Dados, Gestão da Informação e Mecanismos para Tomada de Decisão e Atuação. Essa atuação visa aumentar a competitividade e a inovação da indústria nacional, compartilhando os riscos dos projetos com as empresas e a EMBRAPII.
Esta vaga oferece uma imersão prática em um ecossistema de ponta, focado em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). O bolsista selecionado contribuirá diretamente para a criação de plataformas computacionais que integram componentes físicos e virtuais, promovendo soluções em Gestão da Informação e Mecanismos para Tomada de Decisão.
🛠️ Requisitos Indispensáveis
Vínculo Acadêmico: Estar regularmente matriculado em programa de Mestrado em Ciência da Computação.
Desenvolvimento Backend: Sólidos conhecimentos em Python e no framework Django para construção de APIs RESTful.
Desenvolvimento Frontend: Experiência com Angular para interfaces dinâmicas e interativas.
Banco de Dados (PostgreSQL): Domínio em SQL complexo, construção de funções (PL/pgSQL), Views e Triggers.
Infraestrutura e Versionamento: Experiência com Docker (conteinerização) e Git (controle de versão e tratamento de backlog).
Ambiente Linux: Familiaridade com sistemas Debian.
Soft Skills: Proatividade, capacidade de trabalhar em equipe e inglês técnico para leitura de documentação.
📝 Atividades a Serem Desenvolvidas
O bolsista atuará em todo o ciclo de vida do software:
– Levantamento de necessidades e documentação de processos/regras de negócio.
– Desenvolvimento e manutenção de APIs e interfaces responsivas.
– Criação de ferramentas para automação de tarefas.
– Configuração de ambientes de desenvolvimento e produção.
– Colaboração no design de bancos de dados e otimização de consultas.
– Participação em reuniões de planejamento e code reviews.
O bolsista também atuará no desenvolvimento de um novo site com foco em comunicação institucional e prospecção.
✨ Diferenciais
Experiência prévia em projetos Full-Stack.
Familiaridade com banco de dados relacionais (PostgreSQL, MySQL)
Familiaridade com banco de dados não relacionais (MongoDB).
💰 Benefícios e Condições
Tipo de Bolsa: Bolsa de Mestrado FAPEMIG – Nível III (BDCTI-III)
Ambiente: Troca de conhecimentos com equipe experiente em projetos de alto impacto industrial.
Flexibilidade: Horários compatíveis com as exigências acadêmicas do programa de mestrado.
📅 Processo Seletivo e Inscrições
O processo consistirá em:
Análise de currículo e avaliação de portfólio/projetos anteriores.
Entrevista técnica.
Inscrições: Acesse o formulário em https://forms.gle/Tw9EgYR71Vpa1s6g6 até o dia 13/02/2026.
Sobre a Unidade EMBRAPII DCC-UFMG:
Atuamos na fronteira da tecnologia para aumentar a competitividade da indústria, compartilhando riscos de inovação e desenvolvendo estratégias de vanguarda em hardware, software e propriedade intelectual junto à CTIT/UFMG.
Início divulgação: 09/02/2025
Data limite para candidatura: 13/02/2025
Tipo: Bolsa
Situação: Encerrado
Link para candidatura: https://forms.gle/Tw9EgYR71Vpa1s6g6
