Bolsa DTC (mestrando) – Laboratório de Compiladores – DCC/UFMG

O laboratório de compiladores tem vagas para Projeto de Desenvolvimento, a saber:

* Bolsa DTC (para aluno em programa de mestrado): 24 * R$ 3.000,00

O objetivo desse projeto é desenvolver um compilador para um chip de 32 bits. O chip está sendo desenvolvido com tecnologia 100% nacional, via um consórcio de várias empresas e universidades. O compilador irá traduzir programas em C para uma arquitetura de máquina ainda em desenvolvimento. O compilador será construído como um backend LLVM em
C++. O projeto é de 24 meses.

Experiência prévia com compiladores não é um requisito. O projeto, inclusive, usa mais conceitos de arquitetura de computadores que de compiladores. A ideia é contratar  o aluno de mestrado para começar em Março de 2023. A bolsa de mestrado é condicionada ao aluno ser aceito no programa de pós-graduação em ciência da computação da UFMG.

Uma das vantagens de trabalhar neste projeto é que a equipe irá aprender bastante sobre arquitetura de computadores, desenvolvimento de compiladores, programação C++ e LLVM, que é uma tecnologia muito usada na indústria.

Interessados, favor escrever para fernando@dcc.ufmg.br

Tipo: Bolsa

Situação: Ativo