Bolsa de Pós-Doutorado – Vagas Abertas em Cibersegurança

Temos duas vagas para os cargos de pós-doutorado em Ciência da Computação – Segurança Cibernética, a partir de julho de 2024, no Brasil. Os candidatos aprovados se juntarão a nós no projeto de pesquisa perspicaz e desafiador “MENTORED: Da Modelagem à Experimentação – Predição e Detecção de ataques DDoS e Zero-day” do MCTIC/FAPESP. A equipe do projeto MENTORED é formada por pesquisadores de diversas instituições do Brasil, tendo como pesquisadora principal a profa. Michele Nogueira.

O(A) candidato(a) aprovado(a) receberá bolsa de pós-doutorado da FAPESP, bolsa mensal de R$ 9.047,40, e recursos de contingência para pesquisa (15% do valor anual da bolsa por ano).
Mais detalhes na página da FAPESP: http://www.fapesp.br/en/5427.

Prazo de inscrição: até o preenchimento da vaga.
E-mail de inscrição: mentored.project@gmail.com
Dúvidas: michele@dcc.ufmg.br

Para mais informações sobre os cargos, veja abaixo.

Sobre o projeto

O projeto de pesquisa MCTI/FAPESP MENTORED (Da Modelagem à Experimentação: Predição e Detecção de Ataques DDoS e Zero-day) em Segurança Cibernética está com 2 (duas) vagas de pós-doutorado abertas no Brasil. Os candidatos aprovados devem ter concluído seu doutorado. em Ciência da Computação, Engenharia ou equivalente há menos de sete anos. O candidato deve fornecer um histórico de pesquisas relevantes em áreas como Redes de Computadores, Segurança de Redes ou Internet das Coisas.

Projeto de pesquisa

Este projeto visa identificar, modelar e avaliar comportamentos maliciosos associados à IoT para ajudar na construção de soluções avançadas e coordenadas que permitam a prevenção, previsão, detecção e mitigação de ataques DDoS. Os candidatos aprovados trabalharão ativamente em um dos pacotes de trabalho descritos abaixo.

• Pacote de trabalho 1: Monitoramento de tráfego IoT e prevenção de ataques DDoS. O bolseiro de Pós-Doutoramento desempenhará as seguintes tarefas: desenvolvimento e planeamento de monitorização da colocação de infraestruturas; a caracterização de dispositivos IoT e a detecção de ataques de personificação; e o estudo e proposição de mecanismos para reconfiguração dinâmica de políticas de compliance além de auxiliar na redação de artigos e relatórios científicos, definição de experimentos e análise dos resultados.
  • Pacote de trabalho 4: Ambiente experimental para segurança cibernética. O bolsista de Pós-Doutorado executará as seguintes tarefas: avançar no levantamento da literatura sobre outros ambientes experimentais de segurança cibernética e compreendê-los, auxiliar os alunos e demais bolsistas envolvidos no pacote de trabalho 4, auxiliar na documentação dos avanços alcançados nos ambientes experimentais e redigir relatórios científicos. e artigos, bem como auxílio na definição de experimentos e análise dos resultados.

Posições

O candidato selecionado para o pacote de trabalho 1 deverá residir na cidade de Recife, no Estado de Pernambuco (mover-se para lá caso ainda não esteja no local). O candidato selecionado para os pacotes de trabalho 4 deverá residir na cidade de Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais (mover-se para lá caso ainda não esteja no local). Os candidatos selecionados deverão ser fluentes em inglês.

Bolsa para pacote de trabalho 1
Local de atuação: Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco, Recife – PE
Duração: 12 meses
Orientação: Prof. José Augusto Suruagy Monteiro (UFPE)

Bolsa para pacote de trabalho 4
Local de atuação: Departamento de Ciência da Computação (DCC), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG
Duração: 12 meses
Orientação: profa. Michele Nogueira Lima (UFMG), profa. Michelle Silva Wangham (UNIVALI) e prof. Emerson Ribeiro de Mello (IFSC).

Seleção

O processo seletivo compreende a análise dos documentos de candidatura (primeira etapa) e entrevista por videoconferência com os candidatos selecionados (segunda etapa). Os resultados da primeira etapa serão divulgados por e-mail e a entrevista será agendada com cada candidato.

Aplicativo

Os candidatos deverão inscrever-se através do e-mail mentored.project@gmail.com até 14 de junho de 2024. Para se candidatar é necessária uma carta de apresentação, na qual o candidato apresenta o seu portfólio de projetos nos temas desta chamada, o seu Curriculum Vitae (CV) atualizado, e a indicação de duas referências (nome, email e telefone) que possam ser contactadas pela equipa do projeto. As inscrições serão aceitas até que a vaga seja preenchida. A data estimada de início do projeto para os candidatos selecionados é julho de 2024. Documentos faltantes retirarão os candidatos da seleção sem avançar para a fase de entrevistas.

Para mais informações, envie uma mensagem para mentored.project@gmail.com

Tipo: Bolsa

Público: - Posdoc