Analista de Suporte – Centro de Recursos Computacionais (CRC/DCC)


Duas vagas CLT para analista de suporte júnior. Procuramos profissional com experiência na administração de infraestrutura de Tecnologia da Informação, incluindo de redes de computadores, administração de sistemas e suporte técnico aos usuários de serviços de TI. Trabalha na linha de frente na solução de problemas emergenciais, ajudando a equipe a solucioná-los e garantindo a sua correção. Utiliza-se do conhecimento técnico para construir e influenciar o design de características que melhorem a disponibilidade das aplicações e sistemas. Garante a qualidade da instalação de servidores e componentes, responsabilizando-se pela instalação e depuração de sistemas complexos. Ajuda a inspecionar diversos recursos do data center, como nobreaks, rede cabeada e refrigeração.

A dedicação é de 40 horas, podendo ser parcialmente remota. A remuneração é de R$7.000,00, além de ticket alimentação e vale transporte.

Descrição Detalhada

Sistemas
● Monitorar o desempenho, disponibilidade e eficiência dos serviços disponíveis através da análise dos sistemas e softwares utilizados.
● Responder e resolver problemas emergenciais em serviços, construindo ferramentas e automatizando procedimentos para prevenir recorrências.
● Revisar e influenciar a adoção de modelos, arquiteturas, padrões e métodos para a operação dos serviços e sistemas.
● Participar da análise de desempenho e otimização de softwares e sistemas, do planejamento de capacidade e da previsão de demanda.
● Projetar e implementar infraestruturas e arquiteturas para proteger a rede.
● Garantir a segurança dos recursos de rede, com a criação de políticas de segurança, controle de acesso e atuando na prevenção contra invasões.
● Pesquisar, desenvolver e aplicar métodos para medir e analisar os serviços oferecidos.
● Desenvolver novos métodos para otimizar o desempenho e utilização dos recursos.
● Garantir o funcionamento contínuo da infraestrutura.
● Implementar, manter e dar suporte a infraestruturas virtualizadas.
● Elaborar documentação relacionada à organização do ambiente de rede e sistemas administrados.

Suporte

● Prestar suporte ao usuário direto em questões técnicas e de logística em torno da infraestrutura de hardware e dos sistemas.
● Depurar e solucionar problemas relacionados aos recursos computacionais, ferramentas, sistemas e aplicações utilizados pelos usuários.
● Trabalhar junto aos usuários e fornecedores para planejar e implementar modificações e atualizações em sistemas e aplicações.
● Desenvolver soluções para problemas de operação e produtividade dos usuários através de automatização ou melhorias dos processos.
● Trabalhar com fabricantes e seu suporte técnico autorizado, coordenando a resolução de problemas em produtos fornecidos.
● Prover conselhos e orientações de segurança.

Data center
● Contribuir no projeto, implantação e suporte de expansões e modificações do data center.
● Trocar peças defeituosas e instalar atualizações em servidores.
● Montar e desmontar equipamentos e racks.
● Configurar e solucionar problemas relacionados ao sistema operacional dos servidores.
● Instalar e dar manutenção em switches, roteadores e outros equipamentos de rede de
grande porte.
● Ajudar em testes e solução de problemas em novos servidores e componentes.
● Projetar, especificar, implementar e administrar ambientes de armazenamento.
● Operar, monitorar e responder à condições anormais de funcionamento do data center.
Áreas incluídas: Elétrica e Monitoramento e Controle do ambiente.
● Analisar o estado atual e tendências de funcionamento do ambiente de data center.

Outros
● Auxiliar estagiários na solução de problemas de suporte.

Escolaridade/Formação

Requisitos Mínimos

  • Graduação em Ciência da Computação ou áreas afins.
  • Domínio do idioma Inglês: leitura.
  • Experiência comprovada em administração de redes (isto definirá o enquadramento nos níveis júnior, pleno ou sênior).

Requisitos Desejáveis

  • Especialização em Redes de Telecomunicações
  • Experiência com administração de sistemas Unix, incluindo forte habilidade com programação de scripts em Shell, PHP, Python, JavaScript.
  • Experiência com algoritmos e estruturas de dados.
  • Experiência em analisar e depurar sistemas distribuídos.
    ● Conhecimento de redes IPv4/IPv6, análise de desempenho e resolução de problemas utilizando ferramentas como tcpdump.
    ● Experiência com gerência de configuração de sistemas operacionais.
    ● Experiência com múltiplos sistemas operacionais (ex. Linux Ubuntu, Windows, MacOS X etc.)
    ● Entendimento e experiência com tecnologias de virtualização de servidores, incluindo KVM.
    ● Entendimento e experiência na implementação de soluções virtualizadas e em cluster utilizando KVM e Proxmox.
    ● Entendimento de redes, servidores web, servidores DNS, sistemas de e-mail, ambientes LAN/WAN, funcionamento de sistemas operacionais (sistemas de arquivos, armazenamento, rede, ciclo de processos, etc).
    ● Experiência com depuração de aplicações em sistemas UNIX/Linux/Mac/Windows.
    ● Experiência com equipamentos de rede, instalação, administração, manutenção e resolução de problemas.
    ● Experiência com instalação e suporte de servidores.
    ● Conhecimento de protocolos de rede, como TCP/IP, UDP, OSPF, GRE, IPSec, PPP e SNMP.

Qualificações Desejáveis
● Conhecimento de Docker e Ceph.
● Conhecimentos de ambiente Storage, bem como manipulação de recursos de disco, otimização e depuração para alocações de discos.
● Conhecimentos em emissão de relatórios técnicos de desempenho do ambiente de Storage, análise e monitoração de recursos da SAN: fibras, Gbic, portas, switches e Storages.

Carga horária: 40 horas/semanais

Remuneração: R$7.000,00 mais ticket alimentação e vale transporte

Data de início: Imediato

Os interessados deverão encaminhar o currículo para o e-mail: damacedo@ufmg.br. No título do e-mail é necessário informar: Vaga para Analista de Suporte – CRC PoP-MG





Tipo: Emprego

Situação: Encerrado