Nanotecnologia em foco: especialista apresenta inovações em instrumentos científicos

Na segunda-feira, 06/10, às 17 horas, na sala 2077 do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), continuando as comemorações dos dez anos do Laboratório do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, NanoComp, o cofundador e diretor-executivo da FabNS, Hudson Miranda, irá proferir a palestra “Ferramentas para o avanço da nanociência e nanotecnologia”. A palestra é aberta aos interessados pelo tema e não há necessidade de inscrição prévia.

Resumo: A nanotecnologia, com a I.A., são as duas grandes plataformas habilitadoras de inovação deste século. Elas podem ser associadas às mais diversas áreas do conhecimento e fomentar mudanças disruptivas nos mais variados setores da economia. A nanotecnologia em particular, por vislumbrar o controle e manipulação da matéria na escala de um bilionésimo do metro, apresenta desafios multidisciplinares para o seu desenvolvimento. Métodos de caracterização nessa escala combinam instrumentos científicos sofisticados e técnicas de análise de dados para entender o comportamento dos nanomateriais e suas aplicações. Nesta palestra, iremos discutir o nanoscópio Porto, combinado a ferramentas robustas de análise de dados e simulação, que podem contribuir para o avanço da nanociência e da nanotecnologia.

Short-bio: Hudson Miranda – cofundador e diretor-executivo da FabNS, é graduado em Engenharia de Controle e Automação e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG. Trabalha há 10 anos com P&D voltado para instrumentação científica com foco em nanotecnologia, tendo sido co-inventor de 5 patentes e coautor de 11 artigos. Atua nas áreas de espectroscopia Raman, desenvolvimento de software científico, simulações de elementos finitos e instrumentação óptica. É um dos sócios fundadores da empresa FabNS e parceiro de pesquisa do LabNS. Recebeu, em 2024, os prêmios Péter Murányi de Ciência e Tecnologia e MIT Innovators Under 35 pelas contribuições no desenvolvimento do nanoscópio.

Acesso por PERFIL

Ir para o conteúdo