Milhares de estudantes visitam o DCC durante a Mostra Sua UFMG 2024

Filas de estudantes para participarem das palestras, grandes rodas em frente aos laboratórios, voluntários disputados em suas explicações, assim foi a Mostra Sua UFMG 2024 no Departamento de Ciência da Computação (DCC). No decorrer do sábado, 25, professores e 53 alunos do departamento receberam estudantes do Ensino Médio para compartilharem a realidade do DCC e mostrarem o que as graduações nos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Matemática Computacional e Ciência de Dados podem trazer para suas vidas, caso optem por ingressar na UFMG em um desses cursos.

Durante todo o dia, os coordenadores dos cursos ministraram mini-palestras aos estudantes, explicando como são os cursos, o que é ensinado, as possibilidades de pesquisa e como é o mercado de trabalho após formados. Participaram, ao todo, mais de 1100 estudantes, tendo tanta concorrência que houve a necessidade de oferecer apresentações extras aos presentes. Além das palestras, os organizadores do DCC espalharam nos corredores do 2º andar do Anexo U, em frente aos laboratórios, banners explicativos. Em cada banner estavam alunos do DCC prontos para esclarecer as pesquisas realizadas nos laboratórios e as possibilidades para aqueles que desejem fazer parte desse mundo. O evento iniciou às 8h e terminou às 17h, tendo o DCC recebido a visita de milhares de estudantes.

Segundo o professor André Hora, coordenador da Mostra no DCC, o evento foi um sucesso e a participação dos alunos do departamento foi fundamental para que esta realidade se tornasse possível. “Estamos muito felizes com o resultado da Mostra. Recebemos milhares de estudantes que tiveram a oportunidade de conhecer o departamento e os nossos cursos. Somos muito gratos a todos que auxiliaram na organização do evento: equipe administrativa, professores, coordenadores dos cursos (professores Douglas Macharet, Thiago Noronha e Wagner Meira Jr.), também ao Hélio Victor e aos demais alunos voluntários, que receberam muito bem todos que estiveram conosco hoje. Esperamos em breve rever vários dos que estiveram aqui, mas como calouros”, disse.

A Mostra Sua UFMG ocorre anualmente, quando a maior universidade de Minas Gerais abre as portas de seus campi, em Belo Horizonte e Montes Claros, para a visita de milhares de estudantes do ensino básico de todo o país. O evento tem por objetivo apresentar os 94 cursos de graduação oferecidos pela UFMG, deixando aberto para visitação dos alunos os diversos espaços físicos da Universidade e tudo o que ela tem a oferecer.

Fotos: Nathalie Rajão (comunicação DCC/UFMG), Filipe Pirola Santos e Lucas Almeida Santos de Souza (alunos do DCC/UFMG)