Lançado site do BlueMacaw, microcontrolador brasileiro construído com a participação de pesquisadores da UFMG

Novo portal reúne informações sobre o microcontrolador BlueMacaw, desenvolvido em parceria entre universidades e empresas brasileiras

O BlueMacaw (u32BR), um microcontrolador brasileiro de 32 bits baseado na arquitetura RISC-V, acaba de ganhar seu site oficial: https://sites.google.com/inf.ufsm.br/bluemacaw. A página reúne informações técnicas, documentação, tutoriais e detalhes sobre o projeto, resultado de uma ampla colaboração entre universidades e empresas nacionais.

Fabricado com tecnologia de 22 nanômetros da TSMC, o BlueMacaw se destaca por oferecer alto desempenho e baixo consumo de energia, além de conectividade Bluetooth Low Energy (BLE) integrada — características que o tornam ideal para aplicações em dispositivos de Internet das Coisas (IoT).

Entre os pesquisadores envolvidos no projeto e um dos coordenadores da equipe de software do BlueMacaw está o professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fernando Pereira. Junto com o professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Andrei Rimsa, Fernando coordena a equipe que está implementando o Kit de Desenvolvimento de Software que será distribuído com o microchip..

O SDK oferece um conjunto completo de ferramentas e suporte a diversos periféricos — como SPI, I²C, I²S, ADC e SDIO — facilitando o desenvolvimento de aplicações com o BlueMacaw.

Segundo Fernando Pereira, o projeto e a implementação de um microchip com tecnologia 100% nacional representam um passo importante rumo à independência tecnológica do país. “Com recursos avançados de gerenciamento de energia, como chaveamento de relógio transparente e modo de retenção de memória, o BlueMacaw alcança eficiência energética excepcional. Sua fonte de alimentação, osciladores e antena BLE integrados simplificam o design e reduzem o espaço físico necessário, tornando-o uma opção competitiva para produtos compactos, conectados e sustentáveis”, afirma o pesquisador.

O projeto BlueMacaw é uma iniciativa acadêmico-industrial patrocinada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Softex. Reúne pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de empresas parceiras como Intral, TecnoFlex, Exatron, Novus e FKS. A coordenação geral é do professor da UFSM, João Batista.

Acesso por PERFIL

Ir para o conteúdo