Nanotecnologia Computacional e Nanocomputação são áreas novas e, sobretudo, inovadoras no campo da Computação. São poucos os laboratórios e grupos de pesquisa que se dedicam a este tipo de pesquisa, tanto no Brasil quanto no exterior. Neste cenário, em dezembro de 2015 foi criado o Laboratório de Nanotecnologia Computacional e Nanocomputação (NanoComp), sob a coordenação do professor Omar Paranaiba Vilela Neto. O laboratório tem entre seus tópicos de interesse, além de Nanotecnologia Computacional e Nanocomputação, Inteligência Computacional e Biologia Sintética.
A Nanotecnologia Computacional, também conhecida como Nanociência Computacional, trabalha com o desenvolvimento de algorítmos e ferramentas que auxiliem os nanocientistas em suas pesquisas, especialmente no que tange à coleta e ao armazenamento de dados. Em contrapartida, a Nanocomputação investiga como os nanodispositivos podem auxiliar na criação de uma nova geração de computadores, mais eficiente e com um baixo consumo energético.
As pesquisas desenvolvidas no laboratório são tratadas de forma interdisciplinar. Os trabalhos mesclam os conhecimentos em Computação com aqueles advindos da Biologia, da Física e da Química, por exemplo. Contando com cerca de 15 participantes, entre doutores e discentes em formação, as pesquisas realizadas se dividem em diversos campos de atuação. Em se tratando da Nanotecnologia Computacional, podemos encontrar trabalhos ligados à otimização de ferramentas e à gerência de dados ligados ao Centro de Tecnologia em Nanotubos (CTNanotubos). Já no campo da Nanocomputação, os pesquisadores se debruçam sobre portas lógicas fotônicas, computação de campo próximo e mesmo sobre a utilização de bactérias magnetotáticas na robótica.
Atualmente o NanoComp trabalha em colaboração com grupos ligados a diversas outras instituições brasileiras, tais como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Além disso, também há um diálogo com a University of Notre Dame, localizada nos Estados Unidos. Mesmo dentro da Universidade Federal de Minas Gerais o grupo mantém pesquisas em colaboração com o Departamento de Física, com o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e com os Departamentos de Engenharia Elétrica e Eletrônica. Dentro do DCC, o NanoComp realiza pesquisas em parcerias com diversos outros laboratórios.
Por ser um laboratório recente, o NanoComp vem trabalhando para tornar a área mais conhecida, especialmente entre os alunos de graduação, futuros profissionais e pesquisadores. No Departamento de Ciência da Computação são oferecidas duas disciplinas optativas, Nanotecnologia Computacional e Nanocomputação, onde os alunos podem conhecer melhor a área. As disciplinas conjugam pesquisa e ensino: as pesquisas desenvolvidas no laboratório são usados como estudo de caso nas disciplinas, ao mesmo tempo em que os trabalhos realizados nas disciplinas ajudam no desenvolvimento das pesquisas do laboratório.