Durante a década de 1990, os professores Geraldo Robson Mateus, Wilson de Pádua Paula Filho e Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua trabalharam em um grande projeto em parceria com a Telemig, empresa da área de telecomunicações. Aquelas atividades dariam origem, no ano 2000, ao Laboratório de Engenharia de Software e Sistemas (Synergia), hoje coordenado pelos três professores fundadores. O termo ‘Synergia’ remete ao entrelaçamento entre ensino, pesquisa e extensão buscado pelo grupo. Atualmente o laboratório atua nas seguintes áreas: desenvolvimento de software, usabilidade, suporte à aquisição e otimização e pesquisa operacional.
Nos primeiros anos, a equipe esteve fortemente envolvida no desenvolvimento do Sistema Informatizado de Apoio ao Controle Externo (SIACE), ferramenta utilizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE). Desde o início, o Synergia vem se empenhando no desenvolvimento de projetos executados paralelamente, criando equipes independentes para cada um deles. Atualmente fazem parte do laboratório mais de 60 colaboradores, entre professores, estagiários e profissionais formados, recebendo também estudantes dos níveis de Mestrado e Doutorado que estejam desenvolvendo pesquisas na área. Durante o desenvolvimento de produtos específicos, o grupo ainda conta com a participação dos demais professores do Departamento. Uma das formas de o corpo discente integrar a equipe do Synergia é por meio dos Programas de Residência, onde há a seleção de grupos de alunos que participam, durante um período de seis meses, de treinamentos específicos e do desenvolvimento de um produto de uso prático. Após a experiência, os estudantes estão aptos a trabalharem em projetos maiores.
No Synergia é possível encontrar um espaço para trabalhos de inovação ligados às novas tecnologias, ao mesmo tempo em que são desenvolvidas pesquisas na área de Engenharia de Software e gerados resultados com alto nível de qualidade. Um dos objetivos do Synergia é dar aos estudantes de graduação a oportunidade de participarem de projetos que remetam à realidade do mercado, proporcionando experiências práticas ainda durante o curso. O laboratório também favorece uma interação efetiva entre a sociedade e a academia.
Os projetos desenvolvidos no âmbito do Synergia estão predominantemente ligados a órgãos públicos, havendo também trabalhos com empresas privadas. Além dos projetos desenvolvidos para a Telemig e para o TCE, destacam-se ainda, na história do Synergia, outras parcerias duradouras: com a Câmara Municipal de Belo Horizonte, por exemplo, foi desenvolvido o Sistema de Informações Legislativas; já o Portal Nacional do Licenciamento Ambiental é fruto de um projeto desenvolvido em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente; e com a própria Universidade Federal de Minas Gerais, o Synergia trabalhou no desenvolvimento do Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA). Os 16 anos de atuação do laboratório ainda contam com parceiros como Secretaria de Estado de Planejamento de Gestão de Minas Gerais, Loteria do Estado de Minas Gerais, Fundação Hemominas, TV Bandeirantes, Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais, Banco do Brasil, Ministério da Previdência e Assistência Social e Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais.