A partir desta segunda-feira, 10, o Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG reabre, na entrada do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), o ponto de adoção de cartinhas da campanha do Papai Noel dos Correios. A ação, realizada em parceria com os Correios e com apoio do ICEx e da Universidade, tem como meta superar o sucesso de 2024, quando quase 1.300 cartas foram apadrinhadas em menos de 15 dias de campanha.
Abraçada pela UFMG, a ação se amplia neste ano para dois novos pontos, além de aumentar o prazo: na Praça de Serviços do campus Pampulha e no campus Saúde, no bairro Santa Efigênia. A expansão foi viabilizada com o apoio do DCC, que articulou a parceria entre os Correios, o campus Saúde e a Reitoria, estendendo o alcance da ação solidária dentro da Universidade.
No dia 11 de novembro, terça-feira, às 10 horas, o Papai Noel dos Correios visitará os pontos do DCC e da Praça de Serviços para interagir com a comunidade acadêmica e incentivar a adoção das cartinhas.
Em 2024, a mobilização da comunidade acadêmica, além de resultar na adoção de centenas de cartinhas, também arrecadou cerca de R$ 3.500 e alimentos não perecíveis, o que possibilitou atender pedidos extras e montar cinco cestas básicas. Entre as histórias marcantes, destacou-se a de uma aluna do EJA, de 70 anos, que pediu uma cadeira de rodas — presente garantido graças à mobilização de alunos, professores e servidores.
Segundo o chefe do DCC, professor Heitor Ramos, a experiência do ano passado mostrou o poder da união da comunidade acadêmica. “Foi muito especial ver o engajamento dos nossos ex-alunos, alunos, funcionários e professores. Todos se mobilizaram para atender não só a esse pedido da cadeira de rodas, mas também várias outras cartinhas. É uma ação que transforma tanto quem doa quanto quem recebe”, destacou.
Para a coordenadora administrativa do DCC, Renata Viana Moraes, a campanha reflete o espírito solidário do departamento e o compromisso social da Universidade. “A ampliação deste ano, com novos pontos na UFMG, foi possível graças ao engajamento dos Correios, da equipe do campus Saúde e da Reitoria. Queremos ver ainda mais pessoas participando e ajudando o Papai Noel a chegar a todas as crianças”, afirma.
A estudante de Sistemas de Informação Luiza Melo reforça o impacto da ação. “Quando criança, fui atendida pelo Papai Noel dos Correios. No ano passado, pude retribuir adotando a carta de um menino que pedia uma camisa do Cristiano Ronaldo. Foi uma sensação incrível, e vou participar novamente este ano”, contou.
Completando 36 anos de história, a Campanha Papai Noel dos Correios já atendeu milhões de crianças em todo o país. Somente em Minas Gerais, foram adotadas 33 mil cartinhas em 2023 e 55 mil em 2024, sendo a meta deste ano alcançar 60 mil.
Quem quiser participar pode escolher uma cartinha a partir do dia 10 de novembro, em qualquer um dos pontos de adoção: ICEx, Praça de Serviços (campus Pampulha) e campus Saúde.










