IA na indústria Metalúrgica e de Materiais é tema de palestra no DCC

O professor da Universidade de São Paulo (USP), Guilherme Frederico Bernardo Lenz e Silva, irá proferir, na próxima segunda-feira, 03, às 17 horas, na sala 2077 do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), a palestra “IA na indústria Metalúrgica e de Materiais: aplicações na avaliação de desgastes, otimização de variáveis e modelos preditivos de vida de equipamentos”. Os interessados não precisam fazer inscrição prévia e a palestra é aberta ao público em geral.

Minicurrículo:

Guilherme F. B. Lenz e Silva é professor de Engenharia na Universidade de São Paulo (USP), Brasil. Graduou em Engenharia Metalúrgica e de Segurança (CSP) pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, tem especialização em Tecnologias e Gestão Ambiental pela POLI-USP, MBA em Big Data & Analytics pela ESALQ-USP e doutorado pela Escola Politécnica da USP. É membro sênior da AIChE (American Institute of Chemical Engineers) e possui certificado em Decisão Estratégica e Gestão de Riscos pela Universidade de Stanford. Entre 2004 e 2005, fez pós-doutorado no Departamento de Ciências e Engenharia de Materiais da Universidade de Sheffield (Reino Unido). De 2005 a 2006, foi pesquisador visitante no Departamento de Materiais do Imperial College London. Em 2014-2015, atuou como cientista visitante na Brown University (EUA), no LEHN (Laboratório de Nanociência Ambiental e em Saúde).

Antes de ingressar na USP, de 1996 a 2010, trabalhou na USIMINAS-COSIPA – Siderurgia de Cubatão e como pesquisador sênior no Centro de P&D da Magnesita Refratários. Tendo atuado nas últimas 2 décadas como consultor, perito e especialista em diversas empresas, tais como: VALE, Owens-Illinois, ZF do Brasil, MMB Metals, Banco Santander, RHIM, Gerdau Graphene, IBAR, METROFILE, Vilares Metals, Ministério Público do Trabalho (4o. Região), TJSP, entre outras. Sendo o atual coordenador do LM2C2–PMT POLI/USP (Laboratório de Moagem de Alta Intensidade, Materiais de Carbono e Compósitos). Sua pesquisa está voltada para a síntese e aplicação de nanomateriais de carbono (nanotubos e grafeno), compósitos de carbono para altas temperaturas, reciclagem de rejeitos metalúrgicos, uso de ferramentas de análise multicritério de decisão (MCDA) na avaliação de riscos em nanotecnologia, além de modelos de inteligência artificial para otimização de processos em metalurgia e materiais.

Como docente já publicou mais de cem artigos técnicos, trabalhos completos em congressos, resumos em periódicos científicos, anais de congressos, simpósios nacionais e internacionais. Desde 2014, é editor da revista Integrated Environmental Assessment and Management Journal (SETAC-USA) e atua como revisor em mais de 35 periódicos científicos nacionais e internacionais, incluindo a Nature Communications. Recebeu 14 prêmios nacionais e internacionais, entre eles:

Prêmio de Excelência em Ensino da Escola Politécnica da USP (2º lugar), Prêmio do Conselho Regional de Química do Estado de São Paulo, Metal-Cup Award: Campeonato Internacional de Estratégia Tecnológica em Metalurgia (MPPM – Krasnoyarsk/Rússia), além de 4 prêmios de melhor trabalho da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração.

Atualmente, é pesquisador principal (PI) da unidade CICS-EMBRAPII/USP, vice-chefe do Departamento de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Engenharia Nuclear, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais da USP (Capes 6), Conselheiro do CRQ-IV São Paulo, Bolsista de Produtividade do CNPq (Nível C) e, presidente da Associação Brasileira de Carbono (ABCarb).

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/guilherme-lenz-3126a824

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3059638279617376

Researcher ID: B-9160-2012

ORCID: 0000-0003-1184-5271

Scopus ID: 12143861500

Acesso por PERFIL

Acessar o conteúdo