Entre os dias 15 e 19 de setembro, o Rio de Janeiro sediou o Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC) 2025, um dos mais importantes encontros científicos da área no Brasil. O evento reuniu pesquisadores, professores e estudantes de todo o país para discutir avanços teóricos e aplicações práticas da matemática em diferentes campos do conhecimento, fortalecendo a integração entre academia, indústria e sociedade.
O Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG esteve presente por meio de um grupo de pesquisa dedicado a investigações em computação quântica, otimização e grafos, que integra o Laboratório TREX e é coordenado pelo professor Gabriel Coutinho.
No congresso, o professor Coutinho proferiu uma palestra e esteve acompanhado por um de seus orientandos, que também proferiu uma palestra. Já os demais integrantes do grupo participaram por meio da apresentação de pôsteres, oportunidade em que compartilharam os resultados de suas pesquisas com a comunidade científica.
Atualmente, o grupo conta com cerca de 20 integrantes, entre alunos de pós-graduação orientados pelo professor Gabriel Coutinho, estudantes de iniciação científica, discentes atuantes em projetos de PD&I sob sua supervisão e duas pesquisadoras de pós-doutorado com vínculo ao DCC. Essa composição evidencia a diversidade de formações e níveis de pesquisa envolvidos, criando um ambiente fértil para o avanço científico e a formação de novos pesquisadores.
Segundo o professor Gabriel Coutinho, iniciativas como o CNMAC são fundamentais para a formação dos estudantes, pois permitem a troca de experiências, o contato com diferentes linhas de pesquisa e a ampliação da rede de colaboração acadêmica. “É uma chance de mostrar o que estamos produzindo no DCC/UFMG e, ao mesmo tempo, aprender com outras pesquisas que estão sendo desenvolvidas no país”, destacou.