Nesta sexta-feira, 25, o FutureLAB, laboratório do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, promoveu um minicurso intitulado “Introdução aos Agentes de AI com LangChain”, voltado tanto para alunos do laboratório quanto para representantes das empresas parceiras MRV e Stellantis. A iniciativa reforça o compromisso do DCC em promover a formação de excelência e fortalecer parcerias estratégicas no desenvolvimento de tecnologias de ponta.
O curso foi ministrado pelo professor Petrônio Silva, do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG), que abordou a construção de Agentes Inteligentes utilizando tecnologias de Prompting de Grandes Modelos de Linguagem (LLMs). Entre os tópicos discutidos, destacaram-se os principais conceitos de Modelos de Linguagem, Engenharia de Prompt, Geração Aumentada por Recuperação (RAG), armazenamento de informações por Stores, além do estado da arte dos agentes inteligentes, como o Model Context Protocol (MCP). A formação mesclou teoria e prática, utilizando ferramentas de código aberto para facilitar a compreensão e aplicação dos conceitos.
Segundo o professor Heitor Ramos, um dos coordenadores do laboratório, iniciativas como essa são essenciais para capacitar os alunos e estimular suas pesquisas e projetos diários. Além disso, o evento promove o envolvimento de empresas que colaboram com o laboratório em projetos inovadores. “Nosso objetivo é capacitar nossos estudantes com excelência. Aproveitamos esse momento para envolver duas empresas parceiras, que estão desenvolvendo projetos conosco no tema do minicurso, para que possam se atualizar com as tecnologias mais recentes”, destacou Ramos.
O FutureLAB reforça, assim, seu papel de catalisador de inovação, promovendo a formação de profissionais qualificados e fortalecendo a conexão entre a academia e o setor empresarial, contribuindo para o avanço tecnológico e o desenvolvimento de soluções inovadoras.