Formação de excelência torna alunos do DCC altamente valorizados no mercado

Com um corpo docente altamente qualificado e uma infraestrutura de excelência, o Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG forma, há quase cinco décadas, alunos de extrema qualidade e altamente disputados no mercado de trabalho. Prova disso foi a recente contratação pela Cadence Design Systems, em um curto espaço de tempo, de cinco alunos recém-formados no departamento, o que evidencia, também, a forte conexão entre a formação acadêmica de ponta na universidade e o mercado de tecnologia.

Todos parte do Laboratório de Compiladores do DCC, esses profissionais atuam no desenvolvimento de ferramentas estratégicas da Cadence, como o compilador Xtensa Neural Network Compiler (XNNC) e o otimizador de circuitos Innovus. Michael Canesche (PhD), Guilherme Oliveira, Rafael Sumitani e Lucas Silva integram a equipe responsável pelo XNNC, um compilador especializado na otimização de modelos de redes neurais para execução eficiente em processadores e aceleradores da arquitetura Xtensa. O trabalho envolve análise de modelos para permitir a geração de código otimizado para hardware. O foco do time é desempenho: eles querem produzir código binário para redes neurais que seja eficiente, gaste pouca memória e seja preciso. Rafael Sumitani destaca a aplicação prática de conhecimentos adquiridos no DCC: “No time do XNNC, trabalhamos com uma infraestrutura de compiladores para modelos de redes neurais que rodam em DSPs da Cadence. Nosso objetivo é melhorar o desempenho desses modelos, otimizando operações como multiplicações matriciais e o uso da cache do processador. É um trabalho muito interessante e desafiador, no qual aplico diretamente os conhecimentos adquiridos no DCC/UFMG”, garantiu.

Já João Vitor Amorim (MSc) foi contratado para atuar no desenvolvimento do Innovus, uma das principais ferramentas globais para implementação física de circuitos integrados. João trabalha na etapa de Clock Tree Synthesis, que projeta e otimiza a rede de distribuição de sinais nos circuitos, essencial para evitar atrasos e desequilíbrios. “O trabalho me permite aplicar conhecimentos em computação paralela e heurísticas de otimização, além de me aprofundar nas diferenças entre desenvolvimento de hardware e software”, explica.

Há vários anos, as empresas já descobriram a alta qualidade dos alunos do DCC e a importância da proximidade com a universidade. A Cadence, em particular, mantém desde 2019 uma colaboração com o DCC, via uma parceria que impulsiona pesquisas e projetos acadêmicos. Isto, além de gerar impacto na formação dos estudantes, traz grandes ganhos para a empresa, que agrega profissionais à equipe com a qualificação específica e necessária às suas necessidades. Exemplo disso foi o caso dos ex-alunos do DCC, Michael Canesche e João Amorim. Durante o doutorado, Canesche desenvolveu algoritmos que hoje fazem parte de ferramentas de ponta, como o compilador TVM e o próprio XNNC. Já Amorim criou o ChiGen, um fuzzer de Verilog capaz de detectar bugs em ferramentas de desenvolvimento de hardware, que já é utilizado na plataforma de verificação formal Jasper, da Cadence.

Essa cooperação também enriquece a formação acadêmica de profissionais da própria empresa. Em 2024 profissionais da Cadence ministraram a disciplina optativa “Verificação Formal de Hardware” para os alunos do curso de Ciência da Computação. Também houve a publicação de artigos de alto impacto em conferências internacionais, incluindo a International Conference on Compiler Construction (ACM CC’25). Um deles apresenta o algoritmo de fusão de kernels desenvolvido no LaC e incorporado ao XNNC, enquanto outro detalha técnicas de teste desenvolvidas na própria Cadence.

Essa colaboração demonstra como a união entre universidades e empresas pode gerar avanços tecnológicos e acadêmicos relevantes. A formação de profissionais altamente qualificados no DCC/UFMG, aliada à produção de tecnologia de ponta, reforça o papel do departamento como centro de excelência em pesquisa e inovação, contribuindo para o desenvolvimento do setor de tecnologia no Brasil.

Links relevantes: https://github.com/apache/tvm/pull/14683 https://homepages.dcc.ufmg.br/~fernando/publications/papers/CC25_Canesche.pdfhttps://github.com/lac-dcc/chimera /curso-de-verificacao-formal-de-hardware-e-oferecido-aos-alunos-do-dcc-ufmg/https://homepages.dcc.ufmg.br/~fernando/publications/papers/CC25_Canesche.pdf. https://dl.acm.org/doi/10.1145/3708493.3712681

Acesso por PERFIL

Ir para o conteúdo