O Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, promoveu, no final de abril, dois eventos de suma importância para a área da Computação: a MiniDebConf, um encontro de usuários e desenvolvedores do Debian, um sistema GNU/Linux específico e o FLISol – Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre, o maior evento da América Latina de divulgação de Software Livre realizado desde de 2005 simultaneamente em várias cidades. Sucesso absoluto e com mais de 220 participantes, os eventos foram compostos por palestras, oficinas, sprints, BSP – Bug Squashing Party e eventos sociais. Além disso, na edição local do FLISoL, houve a promoção do uso de Software Livre, mostrando ao público em geral a filosofia, abrangência, avanços e desenvolvimento.
A MiniDebConf Belo Horizonte 2024 foi aberta a todas as pessoas, independente do nível de conhecimento sobre Debian, tendo como objetivo reunir a comunidade para celebrar um dos maiores projetos de Software Livre no mundo. Ao mesmo tempo, as MiniDebConfs promoveram encontros locais organizados por membros do Projeto Debian para atingir objetivos semelhantes aos da DebConf, mas em um contexto nacional. Esta foi a quinta vez que uma MiniDebConf aconteceu no Brasil e, nesta edição, foram quatro dias dedicados exclusivamente ao Debian. “Tivemos 224 participantes ao longo dos quatro dias, 64 que assistiram ao vivo pela Internet, 39 palestras e oficinas, inclusive um bate-papo com o recém-eleito Debian Project Leader. Esse encontro de usuários(as) e desenvolvedores(as) de Debian GNU/Linux foi um sucesso”, disse orgulhoso o professor DCC e um dos organizadores do evento, Loïc.
Segundo o professor, após os quatro dias de evento, ficou evidente que Debian é feita por uma turma de amigas e amigos que adoram se encontrar a cada ano não somente para aumentar a distribuição Debian GNU/Linux (houve o upload de vários pacotes durante o evento), descobrir o que os outros estão fazendo, formar novos contribuidores (dezenas de estudantes assistiram a oficina sobre o empacotamento de software), mas também para compartilhar uma pizza ou um passeio. “Uma frase que me marcou e acho que caracteriza bem o Debian foi dita pelo Eriberto ao responder um questionamento feito por um dos participantes na plateia: “Debian é feita com amor e isso faz toda diferença””, contou.
Conforme Loïc, os usuários merecem controlar seus computadores. “Para mim e também todas e todos que fazem parte do movimento software livre, os usuários merecem o controle de seus computadores. Esse controle, individual e coletivo, requer as liberdades de usar, estudar, compartilhar e modificar o software. Durante o FLISoL e a MiniDebConf difundimos essa mensagem em salas lotadas. Estou muito feliz por ter ajudado para que o evento ocorresse em Belo Horizonte e quero agradecer todos os demais voluntários, em particular ao Paulo Henrique de Lima Santana, que coordenou a organização”, concluiu.
As fotos do evento estão disponíveis no link: https://cloud.debianbsb.org/s/wgzBtzKX2kbLCYP e as palestras podem ser assistidas no PeerTube (o upload dos vídeos estão em curso): https://peertube.debian.social/c/debianbrazilteam_channel/