O trabalho de iniciação científica intitulado “MobAngelo: Assistência Emergencial Ambientes Urbanos” decorrente do projeto de pesquisa universal CNPq “Stealth – Disseminação de Informação Pessoais Vitais Para Apoio às Tomadas de Decisão em Situações Emergenciais Não Especificadas” ganhou o prêmio de melhor trabalho no Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica (CTIC) do Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (SBCAS), que ocorreu de 7 a 10 de junho de 2022. O trabalho desenvolvido pelo aluno Lucas Cunha, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi orientado pelos professores Aldri Santos, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Carmem Hara, da UFPR.
O trabalho visa auxiliar pessoas em situações emergenciais de saúde, antes do atendimento médico, de modo a colaborar para sua sobrevivência, como, por exemplo, diante de uma parada respiratória, onde o tempo de resposta torna-se fundamental. A fim de minimizar o tempo de espera até o atendimento, o sistema conecta dispositivos móveis de pessoas próximas e de acordo com seu conhecimento, de modo que auxiliem nos primeiros-socorros até ocorrer o atendimento especializado. O MobAngelo atua em ambientes urbanos e esparsos, por meio da criação de redes temporárias, tal que o usuário tenha ciência de outros próximos que necessitem de ajuda.
Mais informações sobre o projeto Stealth, suas contribuições científicas, prêmios, e sobre o MobAngelo estão disponíveis na página do projeto – stealth.dcc.ufmg.br.
Os interessados podem contactar o professor Aldri Santos e saber mais sobre suas pesquisas na área de redes de computadores e segurança – www.dcc.ufmg.br/~aldri