No dia 10 de março, quinta-feira, às 17h, fechando a edição especial de workshops pesquisa@UFMG, iniciada ao final de fevereiro para divulgar os estudos desenvolvidos pelos Centros Institucionais de Tecnologia e Inovação (CTs) e mostrar como o conhecimento produzido na Universidade pode chegar à sociedade por meio de novos produtos e tecnologias, serão apresentadas as iniciativas do CT Nano, com a professora Glaura Goulart, do Departamento de Química, e do CT IA-Saúde, com o professor Wagner Meira Júnior, do Departamento de Ciência da Computação, ambos do Instituto de Ciências Exatas (ICEx). O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais e será transmitido pelo canal da Pró-reitoria de Pesquisa no Youtube. As inscrições devem ser feitas pela pela internet.
Durante os dois dias anteriores, foram apresentados o CT Nanobiomateriais, com o professor Ruben Sinisterra, do Departamento de Química do ICEx, e o CT Vacinas, com o professor Ricardo Gazzinelli, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), além do CT Medicina Molecular, com o professor Marco Romano-Silva, do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina, e o CT Terapias Avançadas e Inovadoras, com o professor Mauro Teixeira, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB.
Por meio da pesquisa e desenvolvimento de técnicas e soluções de Inteligência Artificial, o CT IA-Saúde auxilia pacientes, profissionais de saúde e gestores, promovendo o autocuidado, o diagnóstico e tratamento das doenças e a programação de ações de prevenção e organização da assistência à saúde. O Centro está estruturado em cinco eixos fundamentais: prevenção e qualidade de vida; diagnóstico, prognóstico e rastreamento; medicina terapêutica e personalizada; sistemas de saúde e gestão; epidemias e desastres.
Ao final do ano de 2021, foi assinado o acordo que une os quatro CTs e, assim, criou-se a Unidade Embrapii-UFMG Inovação em Fármacos e Vacinas. Os focos dos estudos são as novas moléculas e seus mecanismos de ação, veiculação de fármacos, ácidos nucleicos e vacinas, ensaios pré-clínicos e clínicos iniciais em condições de boas práticas de laboratório e pesquisa clínica.
Os CTs têm o objetivo de realizar atividades e pesquisas, desenvolvimento e extensão, que promovam inovação e agreguem capital intelectual e infraestrutura em áreas tecnológicas da UFMG. Além disso, unindo tecnologia e inovação, promovem a transferência dos resultados das pesquisas para a sociedade. Conheça os demais CTs:
CT Nanobiomateriais
Este CT desenvolve tecnologias com base nos sistemas de liberação controlada de fármacos e materiais inteligentes, por meio da formação de uma rede de dois grupos de pesquisa do Departamento de Química. O CT trabalha para criar tecnologias de alto valor agregado que possam ser transferidas para empresas e atua para a melhoria da interação da Universidade com o setor produtivo privado e para a formação de recursos humanos de alto nível.
CT Vacinas
O CT Vacinas é um centro de pesquisas em biotecnologia, resultado de parceria estabelecida entre a UFMG, o Instituto René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Minas) e o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC). O Centro, que desenvolve novas tecnologias ligadas à produção de kits de diagnóstico e vacinas contra doenças humanas e veterinárias, reúne pesquisadores da UFMG e da Fiocruz-Minas.
CT Medicina Molecular
Inaugurado em 2011 para consolidar em Minas Gerais um polo de desenvolvimento da tecnologia de PET/CT, o CT Medicina Molecular atua em colaboração com o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN). Considerado um centro de excelência em pesquisa na área de imagem molecular, este CT realiza pesquisas e exames em campos diversos como a oncologia, a cardiologia, a psiquiatria e a neurologia.
CT Terapias Avançadas e Inovadoras
Segundo o Ministério da Saúde, entende-se por terapias avançadas os produtos biológicos obtidos de células e tecidos humanos que foram submetidos a um processo de fabricação e os produtos de terapia gênica. Assim, este CT busca gerar novas terapias baseadas em mecanismos de ação inovadores, novas plataformas químicas ou nanoestruturas. A intenção é criar soluções para doenças antigas e novas.
CT Nano
Localizado no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTec), o CT Nano desenvolve pesquisas aplicadas com nanomateriais, cerâmicos nanoestruturados, nanocompósitos poliméricos, materiais metálicos e também nas áreas de caracterização e metrologia e saúde, meio ambiente e segurança.
Fonte: assessoria de comunicação da UFMG