Estudantes do DCC são premiados no IHC 2024

Sete estudantes do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, todos orientados pela professora do DCC Raquel Prates, foram premiados durante o Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), ocorrido de 7 a 11 de outubro, em Brasília, no Distrito Federal.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), por intermédio da Comissão Especial de Interação Humano-Computador (CEIHC), segundo os organizadores, o IHC é o principal evento científico da área de Interação Humano-Computador no Brasil. “O IHC tem sido bem-sucedido na missão de divulgar resultados de pesquisa, atraindo pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da indústria interessados em investigação científica e prática relacionadas à criação, construção e avaliação de soluções computacionais para uso pelas pessoas. A integração de diferentes perfis, resultantes da interdisciplinaridade inerente à Interação Humano-Computador, resulta em um ambiente vibrante para troca de ideias sobre trabalhos em andamento e propício para o surgimento de parcerias, projetos, orientações, contatos profissionais, entre outros”, garantiram.

Receberam Menção Honrosa na categoria “Artigo de Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes”, os estudantes Natália Sales Santos, Lucas Almeida Santos de Souza e Julia Guerreiro Soares, com o trabalho “Connecting silent worlds: essential requirements for automatic translation systems for communication between deaf and hearing people in the healthcare context”.

Também recebeu Menção Honrosa, desta vez na categoria “Artigo de Pesquisa”, a aluna Glívia Angélica Rodrigues Barbosa, com o trabalho “Reflections on the Applicability of the Semiotic Engineering Ontology Extended to the HInt Paradigm”. E na categoria “Pôsteres e Demonstrações de Sistemas Interativos”, a estudante Isabel Elise Silva Duque, com o trabalho “Proposta de Sistema para Aplicação da Técnica MoLVERIC para Inspeção de Diagramas MoLIC”.

Já as estudantes Isabela Morais e Isabela Prates, ficaram em 3º lugar na Competição de Design, com o trabalho intitulado “Prevenção de desastres em barragens de rejeitos frente à intensificação da crise climática”.