Estética de imagens por IA: aluna do DCC/UFMG apresenta estudo em conferência internacional

A mestranda Larissa D. Gomide, do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), participou da 16ª Conferência Internacional sobre Criatividade Computacional (ICCC’25), realizada entre os dias 23 e 27 de junho, em Campinas (SP). O evento é promovido pela Association for Computational Creativity e reúne anualmente pesquisadores de diversas partes do mundo para discutir avanços no campo da criatividade computacional — uma área interdisciplinar que explora como sistemas computacionais podem demonstrar comportamentos criativos, com aplicações em arte, literatura, ciência, jogos, design e outras áreas.

Larissa apresentou o artigo “Automatic Aesthetic Evaluation in Generative Image Models”, desenvolvido em coautoria com os professores do DCC Lucas N. Ferreira e Wagner Meira Jr.. A pesquisa investiga a capacidade de modelos neurais em avaliar automaticamente a qualidade estética de imagens geradas por inteligência artificial (IA), uma área emergente e ainda pouco explorada dentro da criatividade computacional.

O trabalho utiliza o ArtCLIP, um modelo de rede neural recente voltado à avaliação de obras artísticas, para analisar pinturas criadas por modelos generativos de última geração. A metodologia adotada compara obras humanas com imagens geradas por IA, a partir de descrições automáticas produzidas por um modelo de imagem para texto. Em seguida, novas imagens são geradas com base nessas descrições, permitindo uma análise comparativa dos atributos estéticos entre as produções humanas e artificiais.

Foram analisados nove atributos estéticos diferentes, como cor, criatividade e emoção. Os resultados revelam que, segundo o ArtCLIP, as pinturas humanas ainda são percebidas como tendo maior qualidade estética. No entanto, o estudo também mostra que modelos generativos maiores produzem imagens consideradas mais esteticamente agradáveis do que modelos menores, indicando uma relação entre a capacidade do modelo e a sofisticação estética das imagens produzidas.

A participação de Larissa na ICCC’25 reforça a presença do DCC/UFMG no cenário internacional da pesquisa em criatividade computacional, área que vem ganhando relevância à medida que sistemas criativos baseados em IA se tornam mais comuns em diversas esferas da produção artística e científica.

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