Equipes do DCC/UFMG são campeã e medalha de prata na final da Maratona de Programação da América Latina

No domingo (17), no México, as duas equipes representantes do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, ganharam medalhas de ouro e prata na final da Maratona de Programação da América Latina. Em uma disputa emocionante, a equipe “teambrbr002”, composta pelos estudantes Emanuel Silva, Felipe Mota dos Santos e Kaio Henrique Masse Vieira, ficou com o primeiro lugar geral, sendo que a equipe “imprima a resposta módulo whatsapp”, composta pelos alunos Gabriel Costa, Gabriel Ubiratan e Heitor Leite, ambas treinadas pelo discente Bruno Monteiro, ficou em sétimo lugar, recebendo a medalha de prata. Com esta colocação, a equipe “teambrbr002” irá representar o DCC/UFMG no mundial, que ocorrerá em Astana, no Cazaquistão, de 15 a 20 de setembro deste ano.

A Maratona de Programação é parte do International Collegiate Programming Contest, a principal e mais tradicional competição de programação existente, e é promovida no Brasil pela Sociedade Brasileira de Computação. Nela, muito mais do que programação, são desenvolvidos e avaliados os conhecimentos sobre algoritmos e estruturas de dados dos estudantes, além de habilidades de comunicação e cooperação necessárias para a realização da prova, que ocorre em equipe. No DCC, a participação dos estudantes normalmente se inicia em treinos, realizados às sextas-feiras nos laboratórios do departamento e, também, em seletivas realizadas para a escolha dos representantes da instituição na Maratona Mineira de Programação e na Maratona SBC de Programação.

Há vários anos os estudantes do DCC/UFMG participam de diversas competições, sempre ficando em excelentes colocações, mas, desta vez, Emanuel, Kaio e Felipe são os campeões latino-americanos da Maratona. Para chegar nesta colocação, segundo Emanuel, são várias horas diárias de treinamento. “Nos empenhamos muito para conseguirmos este resultado, foram horas semanais dedicadas a nos aperfeiçoarmos cada vez mais, o que fazemos com muito prazer. A divulgação do resultado foi tensa. Quando congelou o placar estávamos em segundo lugar, durante a divulgação fomos para o quarto. Depois de uma submissão correta subimos para primeiro, mas tivemos que torcer para que os outros competidores errassem suas submissões. Deu certo! Este resultado nos emocionou bastante!”, contou.

De acordo com o professor do DCC e juiz-chefe do Brasil da Maratona de Programação, Vinícius Fernandes dos Santos, que também é ex-competidor da Maratona e participou de sua primeira competição há vinte anos atrás, foi muito tenso estar como jurado, mas, ao mesmo tempo, ver que ao final deu tudo certo foi extremamente emocionante. “Como juiz não sabemos quem submete as questões e, desta forma, não sabemos o resultado final e isso me deixou bastante apreensivo. Mas, ao final, deu tudo certo! Estou muito orgulhoso das nossas duas equipes, além de sermos o primeiro colocado, a equipe “imprima a resposta módulo whatsapp” foi a primeira a resolver um problema na Maratona. Me senti representado de todas as formas, como professor e como um ex-competidor e apaixonado pelas maratonas”, afirmou.

Conforme os componentes da equipe “imprima a resposta módulo whatsapp”, foi muito emocionante participar da Maratona. “Essa experiência de trabalhar em equipe é bem diferente e muito legal, além de muito emocionante. Não estar sozinho para resolver os problemas é muito bom. Ao mesmo tempo, ver outras equipes pegando os balões, essa tensão toda, nos dá uma adrenalina e uma vontade de resolver as questões da melhor forma possível e o mais rápido possível. Nossa colocação foi sensacional e estamos muito felizes!”, disseram.